A reportagem do IN tem recebido constantes reclamações de populares com relação as vendas, invasões e casas vazias do Bairro Morada do Bosque. De acordo com as denúncias, alguns cidadãos inclusive postam nas redes sociais anúncios sobre a venda de casas.
Na cidade de Araçatuba, por exemplo, fiscais flagraram irregularidades em unidades do Minha Casa Minha Vida através de uma verdadeira força tarefa, onde quase 100 fiscais do CRECI chegaram de surpresa em 3 condomínios residenciais (Porto Real, Jardim Atlântico e Águas Claras). Foi preciso uma semana de trabalho para fiscalizar 2.780 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida. O levantamento foi o seguinte: 15 imóveis foram vendidos, 36 alugados, 9 casas invadidas, 69 foram cedidas a outras famílias ou parentes, 50 estavam vazias e 30 foram transformadas em comércios como bares. Em outras 589 unidades os fiscais encontraram situações suspeitas que ainda serão verificadas pela Caixa. Os dados foram divulgados por um canal de televisão de Araçatuba, denominado Creci.
De acordo com o programa habitacional, apenas depois de 10 anos ou quando o imóvel estiver quitado é que pode ser negociado. O mutuário que vendeu a casa antes disso vai ter que devolver os benefícios que recebeu do programa. Já quem comprou do mutuário nesse processo irregular vai perder o que pagou.
Desta forma, o Jornal Ita News questionou, mais uma vez, como estão sendo feitas as investigações na cidade de Itapeva. Diferente de outras vezes em que foram solicitados esclarecimentos, nesta oportunidade, o gerente geral da agência de Itapeva, Clayton Barbosa de Queiroz, retornou nossos questionamentos e disse:
“Para quem tiver a intenção de realizar a denúncia pode ser feita pelo site www.contatoseguro.com.br ou 0800 512 6677. No site deve ser informada a empresa Caixa. No site e 0800 há a opção de escolha por denúncia anônima, assim como o cliente pode acompanhar o andamento do processo. A Caixa receberá a denúncia e emitirá ofício para o ente público (no caso a prefeitura) para verificação da irregularidade, constatada a irregularidade a Caixa dará início aos trâmites legais para reintegração de posse e nova alienação com os demais suplentes. Cabe ressaltar que trata-se de um processo moroso e no caso da morada do sol houve alteração da GIHAB Caixa de Vinculação que era Campinas para Sorocaba”.