Diretor de Trânsito no município fala sobre as ações tomadas para melhorar o fluxo de veículos no Centro08
Em 2019 Itapeva atingiu a marca de 64.755 veículos registrados como frota oficial do município.
De acordo com números divulgados pelo Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN, apesar do crescente número de motocicletas, a frota de automóveis ainda corresponde maior parte dos veículos usados pelos itapevenses, no total são 34.616 carros registrados no município contra 16.298 motos.
Itapeva ainda ocupa posições de destaque se tratando de comparação a nível nacional e estadual, a nível estadual está entre as 80 cidades com a maior frota de veículos, já a nível nacional encontra-se entre as 300 primeiras da lista.
Diante desses números, o Diretor de Trânsito de Itapeva, Luciano Barbarotti falou sobre as ações que o DEMUTRAN vem realizando para melhorar o setor e desafogar o trânsito principalmente no Centro do município. Confira:
IN – Qual é o número atual da frota de veículos em Itapeva?
Luciano – Quantidade de Motocicletas 0016298
Quantidade de Automóveis 0034616
Quantidade de Caminhonetas 0006983
Quantidade de Caminhões 0003358
Quantidade de Ônibus 0000847
Quantidade de Máq. Agrícolas 0000011
Quantidade de Reboques 0002642
Total Geral 0064755
IN – Em comparação com a frota Estadual, qual a colocação de Itapeva?
Luciano – De 5570 municípios do Brasil, Itapeva é a 257° maior frota e dos 645 municípios do Estado de São Paulo é a 78°.
IN – Quantas vagas de estacionamento o Centro possui hoje?
Luciano – São 1.200 Vagas administradas pelo sistema rotativo de Zona Azul, que é administrado pela ADESAI.
IN – Em dias de pagamento e finais de semana vemos o trânsito no Centro sobrecarregado, existe algum projeto para melhorar essa situação?
Luciano – Devido Itapeva ser uma cidade Polo da região, onde estão concentradas vários setores de atendimento ao publico que não existe nas cidades das regiões como por exemplo no setor da saúde e também ser a cidade com maior concentração de comercio e serviço da região, isso faz com que além dos 64 mil veículos que circulam em nosso municípios, recebemos uma media de 30% a de veículos de outras cidades (em torno de 19 mil veículos a mais) e como as ruas da área central são estreitas não havendo a possibilidade de alargamento, isso faz com que o transito fique congestionado. E para resolver esse problema é só com ações de longas datas como melhoria e incentivo ao transporte coletivo e a melhoria na rotatividade da Zona Azul, fazendo que os veículos fiquem estacionados apenas 2 horas assim dando lugar para outros veículos, e já fizemos e ainda vamos fazer a implantação de alguns Bicicletarios para incentivar o uso de bicicletas.
IN – Quais atividades a DEMUTRAN vem realizando no trânsito de Itapeva?
Luciano – Vem realizando a implantação de sinalização Vertical (Placas), Horizontal (pintura) e semafórica nos pontos detectados através dos lentamos feitos onde contata-se o maior índice de acidentes e nos pontos avaliados e aprovados pelo Conselho Municipal de Trânsito. E constantemente realiza a manutenção da sinalização já existe.
IN – Qual a principal dificuldade que o órgão encontra para realizar mudanças no setor?
Luciano – Podemos avaliar que uma das principais dificuldades é quanto a largura das principais vias de transito que como mencionei anteriormente é difícil fazer alterações que seria essencial para a fluidez e também a topografia e a extensão territorial que dificulta a implantação de alguns meios alternativos de mobilidade como, por exemplo, bicicletas.