A utilização da força é um dos atributos disponíveis ao policial militar, porém, essa ferramenta deve ser usada de forma coerente, precisa e legal.
Desta forma, Jornal Ita News teve a oportunidade de entrevistar o Capitão Vilmar Duarte Maciel, da Polícia Militar de Itapeva, o qual comentou sobre a necessidade do uso de força policial em determinadas situação.
De acordo com Maciel, a força deve ser empregada de forma moderada, proporcional à gravidade da violação identificada e com intensidade estritamente necessária ao atendimento do objetivo que deve ser atingido. “Qualquer desvio ou abuso, por qualquer agente policial deve ser apurado e o mesmo responsabilizado pelo excesso”, afirmou o Capitão.
Para o policial, o momento em que a força deve ser utilizada deve ser avaliado durante a ocorrência, mas, à princípio, devem ser esgotados os meios de negociação.
Ainda segundo o Capitão, a sociedade brasileira em geral, para conviver de forma ordeira e civilizada precisa acatar e cumprir as leis vigentes em nosso país, tomando como base a Constituição Federal de 1988. “Quando um cidadão não concorda em cumprir as determinações e se torna uma ameaça para as pessoas e para si próprio o estado brasileiro através de seus agentes de Segurança Pública na maioria das vezes utilizam a Força Coercitiva para controlar ou conter as atitudes que contrariam a lei. Entendo que muitas das vezes o uso da força coercitiva não agrada, mas se faz necessário para restabelecer a ordem pública e a lei”, finalizou.