As reclamações que rodeiam os atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) têm aumentado consideravelmente, principalmente em comentários nas redes sociais. Sendo assim, nossa equipe entrou em contato com a chefe de divisão da unidade de Pronto Atendimento e com o diretor Luiz Fernando dos Santos, que também é coordenador e gerenciador da área médica. Confira:
Há quanto tempo existe a Unidade de Pronto Atendimento em Itapeva e qual sua função?
A Upa foi inaugurada no município há 6 anos. E é administrada pela Prefeitura Municipal de Itapeva. A UPA atende adultos e crianças residentes no município de Itapeva.
Qual a diferença entre UPA e Pronto Socorro?
O sistema de saúde é organizado por níveis de atenção para facilitar o tratamento dos pacientes, como forma de promover um melhor atendimento à população.
A unidade de pronto atendimento é uma unidade fixa de urgência e emergência não hospitalar de acordo com a resolução do CFM 2077/2914. Na UPA o paciente será estabilizado, pode permanecer em observação por até 24 horas, pois não há uma unidade de internação. Estima-se que 90% dos casos que chegam até a UPA são resolvidos sem a necessidade de encaminhamentos.
O pronto socorro encontra –se dentro de uma estrutura hospitalar, é destinado a atender pacientes que estejam em estado de urgência ou emergência, ou seja, pessoas que correm risco eminente de vida, tendo retaguarda cirúrgica, de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e possibilidade de internação.
Como funciona a Unidade de Pronto Atendimento?
A UPA funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e pode atender grande parte das urgências e emergências, ela faz parte da Rede de Atenção às Urgências, tendo como objetivo concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.
Quais os casos que são atendidas na UPA?
A UPA presta atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e presta o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento.
Quais são os profissionais que integram a equipe da UPA e quais os serviços oferecidos pela Unidade?
Fazem parte da equipe da UPA: médicos, enfermeiros, farmacêutico, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, assistente social, oficiais administrativos, controladores de acesso e zeladoria.
Hoje há falta de médicos?
Hoje não há falta de profissionais médicos na UPA. Trabalhamos com 4 médicos 24 horas por dia e 1 médico de apoio 18 horas por dia, distribuídos de acordo com a necessidade do serviço devido a demanda, dos quais cinco médicos ficam em turnos das 9h até a meia noite e quatro médicos após a meia noite, sendo que dois estão em atendimento pediátrico, dois em atendimento adulto e um médico exclusivo para atendimento às emergências.
Qual o fluxo de atendimento na UPA?
O paciente ao entrar na unidade deve abrir a ficha de atendimento, logo será chamado para realização do acolhimento com classificação de risco, essa referência determina como fundamental a prioridade dos usuários que se encontram em maior risco clínico, construindo um fluxo de atendimento que não seja por ordem de chegada, sendo este procedimento realizado por enfermeiros. Após definido o risco o paciente aguardará para consulta com o médico ou caso necessário será encaminhado para a sala de emergência.
Quais documentos são necessários para o atendimento?
É necessária apresentação do cartão SUS e RG.
Qual é o maior problema que a UPA enfrenta?
O maior problema da UPA é a elevada demanda, sendo que este não é apenas um problema municipal e sim em âmbito global, nos últimos anos, percebeu-se um aumento significativo da procura de atendimento nos serviços de urgência e emergência. Essa superlotação está atrelada ao aumento das estatísticas de acidentes automobilísticos, da violência, à procura desse serviço para cuidados não urgentes e a facilidade de atendimento nestes serviços, por se tratar de uma unidade de “portas abertas” 24 horas por dia.
A UPA realiza exames? Quais?
A Upa oferece exames laboratoriais, exames de radiografias e eletrocardiograma.
Há muitas reclamações da população em relação ao atendimento na UPA? Quais?
As queixas relacionam-se com o tempo de espera dentro da unidade. Sabemos que o tempo é um indicador de qualidade dos serviços de saúde, por isso frequentemente traçamos estratégias para melhorias neste sentido.
Há mais alguns detalhes para esclarecer a população?
A UPA atende em torno de 300 pacientes ao dia, nos esforçamos e trabalhamos sempre pensando no melhor atendimento ao paciente, com estrutura para atender casos de urgência, emergência e profissionais especializados, porém os pacientes que têm sintomas mais amenos podem e devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais perto de sua casa, onde com certeza terá o melhor atendimento. “Na UPA mais de 80% dos casos atendidos, poderiam ser tratados nas unidades básicas de saúde”.