Produtores rurais, no entanto, esperam boa safra de soja 19/20
As condições climáticas na região de Itapeva não foram as melhores para o desenvolvimento do milho safrinha e do trigo na safra de inverno deste ano. A falta de chuvas regulares e a incidência de geada causou queda de produtividades para estas culturas.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Itapeva, Dagoberto Mariano César, as adversidades climáticas deixaram as produtividades do milho safrinha bem variadas, terminando a colheita na faixa das 100 sacas por hectare. Já no trigo que está sendo colhido em setembro, nas áreas que sofreram com geada devem produzir entre 40 e 45 sacas por hectare e as que tiveram pouca chuva devem fechar próximas as 30 sacas.
Já para a próxima safra de soja 2019/20, as expectativas são melhores. A liderança desta que a projeção indica um verão dentro da normalidade para as chuvas, o que mantêm a previsão de produtividade entre 65 e 70 sacas por hectare, similar à última safra.
Dagoberto comenta ainda que, os produtores da região aproveitam os preços de venda entre 75 e 80 reais para fecharem negociações futuras e garantirem rentabilidade, mesmo com o aumento de 15% no custo de produção neste ano.
Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas