O ex-prefeito de Itapeva, Roberto Comeron falou com exclusividade ao Ita News depois de aparecer em rede social tecendo duras críticas ao atual prefeito Luiz Cavani (PSDB).
De acordo com Roberto, há no Ministério Público uma denúncia de que Cavani está coagindo funcionários da prefeitura a achar alguma coisa que desabone o trabalho de seu governo quando esteve à frente da prefeitura de 2013 à 2016. Além de responder sobre o vídeo onde manda o atual prefeito ir trabalhar, Comeron falou sobre as conquista de seu governo, conquistas essas que segundo ele o atual prefeito vem colhendo os frutos.
Roberto falou que apesar dos erros que seu governo cometeu, nem ele e nem seus secretários estiveram envolvidos em ações que deliberaram a ação da polícia para resolver, como acontece no atual governo. Confira:
IN– Por quatro anos o senhor esteve à frente da prefeitura de Itapeva, nesse período quantas denúncias foram feitas contra o seu governo?
Roberto– Só houve uma denúncia na área da Educação que foi aberta uma CEI (Comissão Especial de Inquérito), mas que foi arquivada, pois não foi encontrado nada, e as pessoas que na época foram acusadas, foram absolvidas.
IN– Quanto as aprovações de suas contas de seu governo, quais foram os resultados?
Roberto– As contas do governo Comeron foram todas aprovadas e digo que pela primeira vez na história de Itapeva as contas de um governo foram aprovadas sem ressalvas, pois muitas vezes o Tribunal de Contas faz apontamento, aprova as contas, porém deixa apartados mostrando onde há algo errado, dizendo que a conta foi aprovada, mas vai ter que justificar o que foi apartado, e no meu caso não houve isso.
IN– Em sua opinião qual seria a marca do seu governo?
Roberto– A abertura de loteamentos e casas populares, conseguimos para Itapeva mais de duas mil moradias, escrevemos Itapeva no Programa “Minha Casa, Minha Vida”, pois Itapeva não estava inscrita e nós corremos atrás, pois tem uma série de documentação exigida por conta de que é muito dinheiro envolvido, é muita verba para a execução desse programa, então foi quase duas mil moradias, e liberamos seis mil lotes, para que as pessoas pudessem comprar parcelados, e isso desenvolve a cidade, quem vai agora ali para a São Camilo vê naquele loteamento que liberamos casas sendo construídas, e onde há construção há geração de emprego, para pedreiro, servente, eletricista, encanador, tem a casa de material de construção que também se favorece disso.
IN– A História de Itapeva é marcada por invasões em vários locais. O senhor acha que o seu governo conseguiu corrigir isso?
Roberto– Ajudou, quando trazemos casas populares paras as pessoas, que é o sonho de qualquer um ter sua casa, você promove a infraestrutura, junto com essa moradia vem a iluminação pública, saneamento básico, ruas asfaltadas, como foi o caso do Morado do Bosque, do Jardim das Rosas que nós liberamos e ajudou sim e muito.
IN– O senhor postou um vídeo na internet fazendo severas críticas ao atual prefeito. O que levou o senhor a tomar uma atitude dessa?
Roberto– Eu fiquei muito chateado porque o governo Comeron não foi um governo perfeito, cometemos erros, o que é comum, até pela vontade de fazer você acaba cometendo erros, mas tivermos muitos acertos, e uma coisa que me orgulho e muito é que saímos da prefeitura de cabeça erguida, sem processos de improbidade administrativa, tanto eu quanto meus secretários, na época fomos criticados porque a crise era grande, entendemos o anseio da população de querer que as coisas acontecesse com rapidez, mas pegamos um governo em época de crise, uma prefeitura endividada, quitamos as dívidas, pagamos todos os precatórios que pudemos executar e pagar, enfim deixamos a prefeitura em ordem e a gente fica chateado quando vemos pessoas tentando desabonar, dizendo que nosso governo teve corrupção, mas no meu governo não teve, e gostaria que provassem que teve. Tive as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas, deixei dinheiro em caixa, vários convênios, tudo que Itapeva está recebendo hoje de benefícios foi nós que deixamos do nosso governo, essas obras que o prefeito atual está entregando como a Casa da Cultura fomos nós que levantamos os recursos, pavimentação como a do Distrito Industrial fomos nós que deixamos os recursos, do Mercado do Produtor, enfim mesmo em época de crise fizemos um bom governo, como disse tivemos erros, mas é injusto dizer que em nosso governo tivemos corrupção, prove, nenhum secretário meu está respondendo por corrupção, nenhum secretário meu foi embora fugido, nenhum secretário meu está indo no Fórum responder porque desviou algo, foi um governo bom e agora não é justo chamar funcionário para fuçar, querer achar pelo em ovo, isso não existe.
IN– Quem fez isso?
Roberto– Pelas informações que eu tenho, o atual prefeito. Eu vi no Ministério Público, é aberto para todo mundo, você pode ver, qualquer amigo que esteja lendo essa entrevista pode entrar no Ministério Público e vai encontrar lá a denúncia, onde está o nome do denunciante que cita ter sido coagido a encontrar coisas erradas do nosso governo, e ele foi contrário a isso, tanto que ele foi ao Ministério Público e protocolou essa denúncia.
IN– Qual a avaliação baseada em sua experiência do atual governo?
Roberto– Entendo não ser fácil governar uma cidade como Itapeva, entendo as dificuldades que o prefeito enfrenta, o momento é difícil, é um governo que infelizmente precisa de mais ação, vemos algumas falhas que precisam ser melhoradas, uma delas essa não transparência, uma grande falha, ao contrário do meu governo, ele foi totalmente transparente, as portas da prefeitura eram abertas para que quisesse ir lá e saber do que estava acontecendo.
IN– Esse governo vem sofrendo CEI atrás de CEI, uma delas ada falta de remédios. Comparando ao seu governo o que o senhor pode dizer?
Roberto– A gente tentava suprir todas as necessidades, abastecer todas as farmácias, tivemos bons secretários da Saúde, o Luiz Tassinari foi um excelente secretário, depois o Armandinho que deu continuidade maravilhosa, fizemos um bom governo, é lógico que suprir 100% é impossível, mas não tinha essa falta gritante que tem hoje, tínhamos sim uma boa quantidade de remédio para a população.
IN– E qual o caminho que o Roberto Comeron pretende traçar agora?
Roberto – O futuro a Deus pertence, só quero dizer que minha vida está nas mãos de Deus.
IN– O senhor está filiado a que partido?
Roberto – Não estou filiado a partido algum. Estou aberto a conversas, a partidos que pensem como eu.
IN– Todos dizem que para 2020 não há nome para prefeito. O senhor se vê como uma opção?
Roberto – Itapeva tem bons nomes, vejo boas pessoas que tem condições de disputar esse cargo, estou à disposição, primeiro que seja da vontade de Deus e segundo da população. Se a população achar por bem, como disse entrei na prefeitura e ela estava endividada o prefeito tinha deixado uma dívida de quase R$ 12 milhões. Inclusive na época saiu a CEI do calote porque o prefeito não pagou os fornecedores da prefeitura, e acabamos deixando tudo em ordem, tanto que o prefeito atual disse em entrevista à TV Tem que pegou a prefeitura com as contas equilibradas, então acho que fomos um bom governo, fomos destaque nos esportes, na saúde demos um salto de qualidade, enfim a população decide.
IN– Por que o atacam?
Roberto – Porque sou uma pessoa que vive no meio do povão, e muitas vezes as pessoas não aceitam que alguém que venha do meio do povão ocupem esse espaço, um absurdo, deve ser por isso, eu sai do meio do povo, estou com o povo, tanto que no meu governo foi feito muito pelas pessoas mais necessitadas, prova disso essas moradias que trouxemos. A saúde era aberta para as pessoas, contratávamos médicos, fiz o credenciamento médico, algo histórico para Itapeva, tínhamos mais de 100 médicos atendendo a população. Na época as pessoas não reclamavam da saúde, reclamavam de buraco e mato, mas não se falava em corrupção, não se falava em notas frias, não se falava em prefeitura pagar hotel para filho do prefeito dormir em hotel com namorada, não se falava em pãozinho a trezentos reais, não se falava em linhas fantasmas no transporte, não se falava nisso, falava-se em buraco, mas tínhamos o projeto para isso, o problema que o dinheiro chegou no final da gestão e agora ruas estão sendo pavimentadas, Alto da Brancal foi pavimentada, Bairro de Cima pavimentado, Vila Aparecida foi trocada as lajotas e colocado asfalto sem cobrar dos moradores.