Na terça feira, dia 29, o Centro de Referência do Idoso realizou ação educativa sobre a Prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC), abrindo a campanha no município. O AVC é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade, podendo acontecer em qualquer um, em qualquer idade, afetando a todos: pacientes, familiares e amigos. A prevenção pode evitar 90% dos casos e o reconhecimento dos sinais de alerta do AVC e o rápido tratamento de urgência em um centro de AVC diminui a chance de sequelas.
Inicialmente o médico geriatra, Dr Leonardo Tassinari, falou aos presentes sobre os riscos do AVC e das formas de prevenção: atividade física, não fumar, alimentação saudável e controle periódico da pressão arterial e diabetes. Em seguida a enfermeira Simone Colturato, gerente do Centro do idoso, falou sobre os cuidados com o paciente acometido com o AVC. Para finalizar a profª e fisioterapeuta Alessandra orientou sobre como movimentar pacientes sequelados/ acamados ensinando aos presentes, técnicas de manejo destes pacientes que não promovam risco ao paciente e ao seu cuidador.
O dia 29 de outubro é a data escolhida para unir globalmente nossas vozes a fim de tornar o maior número possível de pessoas conscientes sobre o AVC. Este ano, nossa mensagem é: “Quando se trata de AVC, pense em prevenção – não deixe que seja você”, mostrando como as vidas podem ser mudadas em um instante e deixando claro que a melhor maneira de controlar nosso futuro não é esperar o melhor, mas entender nossos riscos e o que podemos fazer para evitar o impacto devastador do AVC.
Participaram desta ação, pacientes do Centro de Referência do idoso, grupo de caminhada da Vila Aparecida, participantes de grupos de idosos e população em geral.