Nesta quinta-feira, dia 14 de novembro de 2019, policiais civis da DIG de Itapeva deflagraram a operação denominada “Call Center”, visando combater crimes contra o patrimônio, mais precisamente a prática de estelionato por meio de golpes praticados por meio de telefonemas.
Após dois meses de intenso trabalho de investigação, foram identificados integrantes da organização criminosa que utilizavam uma central clandestina de telefonia, fazendo-se passar por funcionários de agências bancárias, onde, após contatarem as vítimas, conseguiam informações privilegiadas, além de convencê-las a entregar o cartão de crédito a um falso mensageiro do suposto banco.
Uma vez na posse dos cartões e respectivos dados das vítimas, os criminosos efetuavam compras e realizavam transações bancárias.
As investigações concluíram que a organização criminosa praticou dezenas de crimes em vários Estados da federação, utilizando do referido modus operandi, tendo causado prejuízo aproximado de mais de R$ 400.000,00.
Após os trabalhos de polícia judiciária e expedição de ordem judicial, nesta data, policiais da DIG, com o apoio e outras unidades da Delegacia Seccional de Polícia de Itapeva, cumpriram mandados de busca e apreensão na cidade de São Paulo, onde foram presos em flagrante dois homens e uma mulher.
Além das prisões, foram apreendidos diversos objetos, entre eles cartões, máquinas de cartão, placas de áudio, computadores e outros equipamentos, além de certa quantidade de substância entorpecente.
No momento da prisão, indivíduos foram surpreendidos no exato momento em que praticavam o “golpe”.
Os presos foram levados para DIG de Itapeva, para formalização das prisões, bem como apreensão do material.