A itapevense Maria Gabriela da Cruz Macedo, 27 anos, lançará o seu primeiro álbum nesta sexta-feira, dia 17, a partir das 00h em todas as plataformas digitais. Apaixonada pelas artes desde novinha, Gabi como é chamada, trabalha há anos como fotógrafa e em 2019 na pandemia começou a escrever músicas e fazer aulas de canto. Agora, o grande sonho está se tornando realidade.
Em entrevista, Gabi nos contou sua trajetória e deixou uma mensagem a todos que lutam por algo na vida “É certo de que todos temos qualidades e defeitos, só precisamos estar atentos a quais ciclos vamos nos pertencer, pois isso te levantará ou te apagará”. Confira:
IN – Como e quando iniciou a paixão pela música?
Gabi – A paixão e interesse pela música começou aos 12 anos quando eu dei as primeiras arranhadas no violão e ouvia sertanejo.
Com o passar do tempo os gostos musicais foram mudando, mas a vontade de cantar estava sempre muito presente, porém ainda havia muita insegurança e eu não sabia que a paixão vinha além de cantar músicas de outros cantores…
Foi na pandemia em 2019, quando pude ficar mais introspectiva que comecei a escrever minhas próprias letras e então começaram a tomar forma de música.
Neste momento eu decidi fazer aulas de canto e numa conversa comigo e Deus descobri qual era o próximo passo a ser tomado, e que eu iria correr atrás desse grande Sonho que estava em mim desde muito novinha.
IN – Como surgiu a iniciativa de gravar, primeiramente uma música e depois um álbum completo?
Gabi – As inspirações das músicas vinham sempre após alguma experiência vivida que me marcou ou que me trouxeram lições…
Quando decidi entrar pro jogo e gravar elas em estúdio, eu já tinha todas as letras… desde que comecei a escrever, não parei, então optei por lançar o primeiro single em Julho de 2021 como uma pequena prévia do Álbum, que agora estará disponível completo dia 17/12/2021.
IN – Quais as dificuldades encontradas em todo esse processo até que o álbum ficasse pronto?
Gabi – Lidar com as expectativas e insegurança é uma das dificuldades que encontrei no meio do processo… é tudo muito novo pra mim e por vezes me encontrava numa montanha russa de sentimentos. Foi um trabalho em equipe árduo de 1 ano.
IN – Qual o sentimento com o material pronto? O que gostaria de dizer para todos que contribuíram para que este sonho pudesse ser concretizado?
Gabi – Com o projeto finalizado, pude ter ainda mais certeza de que é esse caminho que quero trilhar. Não contive a emoção quando escutei o Álbum completo pela primeira vez. A sensação de eu ter vencido algumas de minhas barreiras é indescritível. É realmente um misto de sentimentos: orgulho pela coragem, superações de várias questões, lembranças de uma Gabi antes e pós Metamorfases…é um novo ciclo da minha vida!
Penso que a gente nunca sonha sozinho, e no meio do meu sonho eu cruzei com pessoas incríveis que fortaleceram esse corre e abraçaram a minha ideia.
Sem eles eu não estaria aqui hoje. Eu tenho muita gratidão a cada um que me agregou nesse processo… os amigos da música, os amigos/família reais que dão apoio moral, e sobretudo os produtores Lil Vin e Dinho que realmente fizeram acontecer junto comigo.
Agradeço imensamente aos meus pais também, sou abençoada demais por eles me apoiarem tanto! Meus sinceros agradecimentos serão sempre pra todos esses que torcem de verdade por mim. A gente sabe quem são e quem nos dá a mão.
IN – As músicas são autorais? Se sim, sobre o que fala nelas?
Gabi – Todas as 8 faixas do álbum são autorais. Metamorfases traz mensagens sobre amor próprio, momentos de descontração, relacionamentos, reflexão sobre julgamentos e críticas, otimismo e amadurecimento.
Escolhi esse nome para o Álbum para marcar esse momento de minha transformação, e também ressaltar que tudo são fases e ciclos, bem como as músicas já expressam… compostas por momentos bons e outros nem tanto, mas que fazem parte da minha construção. Assim como é a vida, cheia de fases e experiências a serem vividas e que nos transformam.
IN – O álbum está disponível em plataformas digitais ou há também exemplar físico para venda?
Gabi – O álbum estará disponível em todas as plataformas digitais a partir do dia 17/12/2021 às 00h.
Para todos aqueles que acreditam no meu trabalho, me incentivam ou estão me conhecendo agora:
Nunca deixem que digam o que você deve ou não fazer, mesmo que a ideia pareça algo muito louco no início, só a gente sabe dos nossos desejos mais íntimos e da capacidade que temos de nos comprometer a algo.
É certo de que todos temos qualidades e defeitos, só precisamos estar atentos a quais ciclos vamos nos pertencer, pois isso te levantará ou te apagará.
É preciso que estejamos juntos daqueles que sabem das nossas limitações, mas principalmente, reconhecem nosso valor e vibram quando corremos atrás da nossa felicidade.
É junto desses que iremos alcançar a vitória e comemorar o que antes parecia só uma “ideia louca”.
À todos esses: esse álbum é pra vocês. Obrigada por me levantarem e acreditarem em mim.