Na manhã de terça-feira (03), a Câmara Municipal de Itapeva sediou um simpósio que abordou a importância da engenharia no setor de resíduos sólidos.
O evento teve o objetivo de divulgar aos profissionais de engenharia do Crea-SP, os novos campos de atuação profissional na área de resíduos sólidos.
Além do chefe do Poder Executivo, Dr. Mário Tassinari (DEM) compuseram a mesa de honra o presidente da Arespi, José Orlando Pinto da Silva, o coordenador executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o representante do Crea, Rafael Ricardi Irineu.
Em seu discurso, o prefeito de Itapeva falou de sua satisfação em tratar de assuntos ligados às políticas públicas relacionadas ao meio ambiente. Ele explicou a sua experiência sobre o tema tratado. “Os resíduos sólidos urbanos abrangem o lixo doméstico e a limpeza urbana, coletados nas cidades pelos serviços locais e também entidades sociais de reciclagem de resíduos sólidos. Por essa razão, é preciso que os Poderes Executivo e Legislativo operem em conjunto, visando ampliar esforços de gestão ambiental nas áreas urbana e rural, no que diz respeito à coleta de lixo, reciclagem e principalmente, o descarte correto de resíduos”, destaca o titular da pasta.
O prefeito de Itapeva também disse que em seu governo, uma das prioridades é incentivar medidas de educação ambiental nas escolas, visando o aprimoramento dos serviços públicos de coleta de lixo e projetos de economia sustentável. A finalidade é também ampliar a coleta seletiva nos domicílios, multas onerosas para infratores que descumprirem regras de descarte de lixo, principalmente em locais proibidos, além de incentivar as entidades sociais que trabalham nesta área.