Aconteceu no sábado (30) a caminhada de Conscientização ao Autismo, com a participação de grande número de pessoas. Esse evento faz parte da programação da Semana de Conscientização ao Autismo.
O Autismo tem sido tema de importantes debates, tanto em âmbito nacional quanto global. Diversos atores – alguns pais e familiares, profissionais, acadêmicos, gestores, os próprios autistas e outros ativistas – têm promovido ampla discussão, a partir de diferentes posições, sobre os possíveis fatores etiológicos, a descrição do transtorno e as metodologias supostamente eficazes de tratamento, assim como a organização de políticas de cuidado e o arcabouço legal de garantia de direitos.
A vereadora Débora Marcondes destacou: “Tive a honra de contribuir com o projeto de Lei de minha autoria 15/2019, o qual determina o Atendimento Prioritário para o Autismo, é uma honra estar junto nesta causa, parabenizou a APAE e o CEAPEM pelo importante trabalho realizado em nosso município, parabenizo também a todos as famílias, organizadores e colaboradores dessa Semana de Conscientização, a qual envolveu a sociedade nesta discussão sobre o papel da pessoa autista, mas cabe enfatizar que temos que ter uma cidade mais inclusiva.
De acordo com a parlamentar, em Itapeva, ainda se tem apenas uma médica para atendimento desses casos, ainda é uma luta conseguir um cuidador em sala de aula nos casos que necessitam, além da conscientização da população.
“Como representante dos Direitos Humanos a vereadora sempre apresentou projetos que visam os menos favorecidos, os mais vulneráveis, como exemplo: mulheres, crianças e adolescente, pessoas portadoras de deficiência, negros, entre outros”. Ainda segundo Débora, “A pluralidade é a condição da ação humana pelo fato de sermos todos os mesmos, isto é, humanos, sem que ninguém seja exatamente igual a qualquer pessoa que tenha existindo, exista ou venha existir”, finalizou.
Cabe enfatizar que em Itapeva, 40 crianças são atendidas pelo Ceapem (Centro de Apoio Pedagógico Multidisciplinar) e 22 alunos são assistidos pela APAE, e que os dados que se tem em média 110 pessoas (06 meses a 29 anos) tem autismo em Itapeva.
Guarda Municipal dá apoio a 1ª Caminhada em Conscientização ao Autismo
A Guarda Civil Municipal esteve presente dando suporte na 1ª Caminhada em Conscientização ao Autismo, que teve saída da Praça de Eventos Zico Campolim percorrendo a Praça 20 de Setembro e Avenida Acácio Piedade retornando posteriormente até a Praça de Eventos.
O evento contou com cerca de 1000 participantes e a GCM prestou auxílio durante todo o percurso fazendo com que o trânsito seguisse normalmente e os participantes tivessem segurança.