Aconteceu na manhã de quinta-feira, dia 27, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Caminhada pela conscientização da não violência contra a pessoa idosa. O evento contou com a parceria do Conselho Municipal do Idoso de Itapeva.
A concentração aconteceu às 8h30 na Praça Dr. Esperidião Lúcio Martins (em frente à UPA), onde fizeram as panfletagens, e orientaram a população.
Às 9h, a caminhada teve seu início com o encontro da fanfarra Musical da Escola Municipal “Antonio Maisano” (em frente ao Miro Lanches).
Às 9h30, o Projeto Guri se apresentou no Coreto da Praça Anchieta e às 10h, encerrou a programação com a apresentação musical do Coral da ACDC da Igreja Presbiteriana Central.
O evento fez alusão à campanha “Junho Violeta”, que foi lançada no dia 4 de junho pelo, tendo como objetivo criar uma consciência social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não aceitá-la em qualquer situação.
Dia 15 de junho marca o Dia Mundial da Conscientização da Violência conta a Pessoa Idosa. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra à Pessoa Idosa, com o objetivo de serem preservados os direitos desses cidadãos e dessas cidadãs.
Existem várias formas de violências mais praticadas contra a população idosa, destacando-se principalmente as violências psicológicas, físicas, sexuais, abandono e negligência. As denúncias contra maus-tratos aos idosos, podem ser feitas pelo número 100 ou no Creas pelo telefone (15) 3521–4612.