Uma das polêmicas constantes em Itapeva está relacionada ao trabalho de paisagismo que vem sendo feito em diversas praças do município.
Nos últimos dias a população vem questionando os produtos que estão sendo usados pela administração da cidade, pois alguns alegam que pode se tratar de produto proibido e que podem causar risco a saúde.
Diante dessa situação, entrevistamos o secretário de Administrações Regionais, Carlos Santini que explicou que os produtos usados são permitidos e que não há razão para preocupação. Acompanhe:
IN – Por que foi passado o ‘mata-mato’ na Avenida 20 de setembro?
Santini – Nós não passamos o ‘mata-mato’. ‘Mata-mato’ é conhecido como glifosato, que é um produto proibido. O que nós passamos é uma composição de aminoácido, ureia, adubo e às vezes até vinagre para corrigir o PH da água. Então nós montamos uma fórmula de modo que consigamos combater o crescimento acelerado, principalmente da barqueara, mas não usando o mata-mato. O mata-mato mata tudo, não mata só a barqueara. Esse produto retarda o crescimento. A ureia ajuda muito na grama esmeralda e os outros produtos impedem o crescimento da barqueara. Hoje nós fazemos um tratamento para que as pragas não invadam as gramas que estão sendo plantadas. E o melhor tempo é agora na época da seca.
IN – E esse produto que está sendo usado não é proibido?
Santini – Não é proibido. E em qualquer ocasião é permitido, não tem nada que nos impeça.
IN – E será usado em outros locais da cidade também?
Santini – Em todos os locais estamos utilizando, estamos tratando a área verde do município. Nós não estamos matando, trocando grama, não estamos fazendo nada com a intenção de simplesmente trocar, nós queremos embelezar e ao mesmo tempo tratar como deve ser tratado uma área verde no município.
IN – E esse produto com relação a saúde humana, aos animais, tem algum problema?
Santini – Desconhecemos qualquer restrição quanto a isso.
IN – É fabricado por quem?
Santini – Vários produtos são comprados, adquiridos conforme bula, tudo certinho, é comprado em loja agropecuária. Mas não tem nenhuma restrição quanto ao uso. Por conta de cheiro ou alguma coisa que possa incomodar, devido ao cheiro estamos usando aos domingos e feriados e dias noturnos, exatamente para que não haja incomodo para a população, mas não tem nada nocivo à população.
IN – Você teria mais alguma coisa para esclarecer?
Santini – Apenas estamos tratando das áreas verdes do nosso município. Isso vai ser utilizado também na Praça Anchieta, todo o canteiro vai ser tratado, vamos revitalizar toda a praça, após vamos vir com plantas novas, com flores, fazer uns canteiros um pouco diferenciados dos que temos hoje.