Na sexta-feira (12), aconteceu, no plenário da Câmara Municipal, a posse dos Grêmios Estudantis das escolas de ensino fundamental de Itapeva. Mais de 300 pessoas, entre professores, alunos e autoridades se reuniram para falar da importância do protagonismo juvenil dentro e fora do ambiente escolar, contribuindo, desta forma, com a melhoria do dia a dia e das políticas públicas que envolvem a educação.
Compuseram a mesa o prefeito Luiz Cavani, o presidente da Câmara Oziel Pires, o secretário Municipal de Educação e Cultura, professor Dr. Andrei Muzel, o juiz da primeira vara da Justiça Federal de Itapeva Dr. Edevaldo de Medeiros, a jornalista e embaixadora do projeto Politize Patrícia Gam, a representante da coordenaria da Secretaria Municipal de Itapeva, professora Alcinete Marthins e a representante da supervisão do sistema Municipal, Professora Mirian Saldanha, além do representante da Comissão Mobilizadora dos Grêmios, professor Sidnei Pereira. A cerimonialista Tereza Oliveira, gremista da escola Raphael Fabri Netto conduziu os trabalhos.
Para o Secretário da Educação Andrei Muzel, a eleição do Grêmio Estudantil é uma forma de incentivar e vivenciar a democracia. A escola acredita numa formação educacional que desenvolva o protagonismo juvenil, além de incentivar a liderança e a autonomia. “Enquanto educação pública, acreditamos no empoderamento infanto-juvenil, vocês nos ajudando de fato a assumir a função social da escola. Vocês sim, fazem toda a diferença na educação de Itapeva. Estamos celebrando a atuação de vocês no Grêmio Estudantil com esse trabalho”, falou, dando início aos trabalhos.
O presidente da Câmara, Oziel Pires, também fez uso da tribuna e falou que o Grêmio é uma ferramenta de politização e articulação do interesse da comunidade escolar. “A política tem um lado que nós queremos mostrar, um lado muito bom. Pensando nisso, nessa ideia de mostrar para esses alunos, foi que eu fiz essa indicação, que irá unir a Prefeitura, o Judiciário, a igreja Católica com a Campanha da Fraternidade que fala sobre políticas públicas e também evangélicos. Esse trabalho será no próximo mês e depende dos Grêmios para que os alunos participem dos trabalhos que serão oferecidos”, concluiu o presidente.
Gabriel Santos, vice-presidente do Grêmio da escola Dom Silvio Maria Dário falou para os colegas da sua experiência e sobre a função de cada integrante: Presidente, Vice-presidente, Secretário Geral, Primeiro Secretário, Tesoureiro Geral, Primeiro Tesoureiro, Diretor Social, Diretor de Comunicação, Diretor de Esporte e Lazer, Diretor de Cultura e Diretor de Políticas Educacionais.
Participaram ainda os vereadores: Alexsander Franson (MDB), Edivaldo Negão (PSD), Jeferson Modesto (MDB), Márcio Supervisor (PSDB), Rodrigo Tassinari (DEM) e Wiliana Souza (PR)
Tomaram posse as seguintes chapas eleitas das escolas: Professor Antônio Maisano, Professora Carlinda Gomes Rolim, Professora Dirce Lara da Silva, Governador Franco Montoro, Professora Ivis Piedade, Professor João Gilberto de Almeida Correia, Jose Morkazel, Professor Juarez Costa, Professor Luiz Gonzaga Monteiro, Maria de Lourdes Ribeiro, Mauro Albano, Professor Newton de Moura Muzel, Rafael Fabri Netto, Dom Silvio Maria Dário, Jose Sebastião Herrera e Thereza Silveira Mello.