“Ninguém é forçado a ser candidato, mas se resolveu entrar na disputa, tem que ter a honradez e seguir até o final, com a proposta de realmente fazer a gestão da coisa pública da maneira certa, sem desvios”
IN – Para que os munícipes a conheçam, conte resumidamente sua história. Quem é você?
Coronel Duch – Sou a Coronel Duch, Itapevense, católica, 50 anos, filha da professora Sônia e do policial militar Pádua. Quando criança era muito ativa e estudiosa, nutria o desejo de servir e proteger pessoas.
Ingressou na Polícia Militar quando morava em São Paulo, sendo que após 32 anos de incansável trabalho, completou a missão com honra, dignidade, amor e retidão.
A metade da carreira foi desenvolvida em Itapeva e região, sendo exemplo de liderança, conhecendo de perto as carências sociais e encarando os desafios diários de combate à criminalidade, promovendo a paz social, favorecendo o diálogo e contribuindo para a geração de uma sociedade mais justa e fraterna.
Suas habilidades na administração pública são certificadas pelos competentes resultados obtidos ao longo do tempo. Seu olhar feminino proporcionou uma maior aproximação com a comunidade, tendo ministrado inúmeras palestras em escolas, igrejas e associações de bairro, levando informações sobre a prevenção ao uso de drogas, combate à violência doméstica e escolar, qualidade de vida, direitos dos idosos e das mulheres.
Coronel Duch é casada com o engenheiro agrônomo João Edson e tem duas amadas filhas Ana Luiza e Maria Laura, além de cuidar de 07 cães e 01 coelho.
IN – O que a motivou a se candidatar ao maior cargo do município? Sente-se preparada para comandar uma cidade com mais de 90 mil habitantes?
Coronel Duch – Sempre fui muito envolvida com as pessoas, trabalhando incansavelmente para garantir a tranquilidade da comunidade. Ao terminar minha trajetória na Polícia Militar, percebo que a enorme bagagem de vivências administrativas e operacionais que carrego comigo, pode impactar positivamente muitas vidas. Tenho muita energia para o trabalho, liderando pessoas, buscando a oportunidade de aplicar importantes valores, infelizmente tão esquecidos na gestão pública: honestidade, transparência, justiça, respeito, verdade, empatia e amor.
Também me sinto mais segura com a decisão de concorrer, pois escolhi o Generci Neves para caminhar comigo como candidato a Vice-Prefeito, engenheiro agrônomo, empresário idôneo, católico, com 63 anos e muito determinado, que escolheu Itapeva para constituir sua família e negócios, sendo que há 40 anos trabalha incessantemente em sua empresa, promovendo oportunidades de trabalho a diversas famílias na região. Conhece muito as necessidades da zona rural e, junto comigo, lidera a brilhante equipe que nos apoia.
IN – Qual era sua função/cargo antes de se candidatar e por quanto tempo esteve nesta posição? Qual foi sua experiência e como acha que contribuirá caso ganhe as eleições 2024?
Coronel Duch – Por 32 anos trabalhei na Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde ingressei muito jovem, já assumindo inúmeras responsabilidades. Durante esse percurso vivi muitas experiências complexas, sempre as administrando com muita correção e acerto. Tais experiências foram moldando meu caráter, amadurecendo minha essência e contribuindo para construir uma história de excelentes resultados na gestão dos 17 municípios que compõem a região atendida pelo Batalhão que cheguei a comandar. Esse respeito pela administração da “coisa pública” deve estar presente no trabalho de um verdadeiro líder, tornando sua gestão irrepreensível.
IN – Enquanto pessoa e profissionalmente, quais foram suas maiores conquistas até hoje? Quais projetos já realizou? Destes, quais têm ligação com o município?
Coronel Duch – Como mulher fui uma das pioneiras nas funções operacionais e administrativas que desempenhei na Polícia Militar, pois me formei na quarta turma feminina da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Portanto, desafios nunca me intimidaram, pois foi transpondo obstáculos que, juntamente com os competentes profissionais que estavam ao meu lado, pude alcançar a satisfação de ter realizado um trabalho digno e honrado, “abrindo caminho” e inspirando outras mulheres, para que também possam se destacar e prosseguir na missão. O“olhar feminino”, aliado ao conhecimento adquirido ao longo dos anos, faz uma enorme diferença na resolução de crises, tomada de decisões e desempenho das atividades.
Uma das maiores conquistas para Itapeva foi a instalação do 54° Batalhão de Polícia Militar do Interior, que está prestes a completar 18 anos. Houve expressivo fortalecimento do município como sede do gerenciamento das 17 cidades atendidas pelo policiamento territorial, administrando todo efetivo, seu vasto material e os prédios, traçando estratégias operacionais para deter a criminalidade e trazer mais paz à sociedade. Essa rica visão de gestão, atrelada ao Governo do Estado, com o qual mantenho ampla facilidade de diálogo e relacionamento, traz tranquilidade para minha pretensão de ser a próxima Prefeita de Itapeva.
IN – Quais são suas principais propostas de trabalho frente à Prefeitura? Se for eleita, qual seria sua primeira ação?
Coronel Duch – A principal proposta de trabalho envolve ter uma equipe de secretários técnicos, competentes e honestos, que entendam de suas pastas, visando desenvolver de uma forma mais eficiente e rápida todas as pendências e carências dos nossos munícipes nas diversas as áreas.
Como nossa principal proposta para Itapeva é a TRANSPARÊNCIA, RENOVAÇÃO VERDADEIRA, TRABALHO SÉRIO e CUIDADO COM A COISA PÚBLICA, pretendemos como primeira ação, convocar a sociedade civil e funcionários para uma limpeza propriamente dita em todas as regiões da cidade, transformando Itapeva em uma cidade limpa e agradável. Da mesma forma que trataremos das demandas administrativas do município, ou seja, será um MARCO INICIAL que será a largada para nossa gestão LIMPA, VERDADEIRA e TRANSPARENTE.
IN – Em seu olhar, que área do município precisa de ação com urgência? O que poderia fazer para mudar esse cenário?
Coronel Duch – A SAÚDE precisa de imediata e especial atenção. Rever os horários de trabalho de seus profissionais para que possam dar atendimento digno e rápido aos pacientes que demandem de seus cuidados, estendendo o horário de atendimento de alguns locais, aliado à necessidade de aquisição de materiais e remédios específicos para asrotinas. Dessa forma o profissional satisfeito prestará um bom atendimento, é inadmissível uma pessoa doente esperar tanto tempo pela consulta. É como uma engrenagem, que precisa de ajustes para que a máquina funcione perfeitamente com carga total.
IN – Qual é sua bandeira? Quais suas propostas para Itapeva?
Coronel Duch – Itapeva está parada no tempo, são muitas as necessidades, tanto na zona urbana como rural e é DEVER do próximo Prefeito ter RESPEITO com o cidadão, para tanto vamos atuar firmemente na: saúde, educação, empregos, segurança e zeladoria. O orçamento público deve ser empregado corretamente, sendo certo que os projetos de melhorias devem contar com a busca por verbas tanto estaduais como federais, promovendo as melhores políticas públicas para todos.
IN – Como vê o atual cenário político itapevense? E em relação à campanha, qual o seu ponto de vista?
Coronel Duch – É UNANIMIDADE a desesperança entre os eleitores, muitos não acreditam mais em ninguém. Eu também sou uma itapevense que se desapontou com tantas promessas, mas entendo que a RENOVAÇÃO VERDADEIRA vai acontecer. A sensação que tenho é que se tornou “normal” aceitarmos o mínimo ou nada da administração pública. Ser matéria de jornal e comemorarmos quando o mato é cortado, não pode ser normal; isso é obrigação de acontecer rotineiramente, mas precisa de planejamento. Ninguém é forçado a ser candidato, mas se resolveu entrar na disputa, tem que ter a honradez e seguir até o final, com a proposta de realmente fazer a gestão da coisa pública da maneira certa, sem desvios. Temos uma região valiosa em agricultura, minérios e comércio, contudo as pessoas precisam ter oportunidades para crescer satisfeitas e felizes.
IN – Como se vê no futuro? Pensando no positivo e no negativo diante das eleições, como imagina os próximos anos?
Coronel Duch – Esse é um momento “divisor de águas”, essa eleição será crucial para o futuro de nossa cidade, nossas escolhas precisam ser conscientes, pois elas causarão impacto no futuro. Que cidade queremos para viver? A população está cansada de tantas falsas promessas e nossa proposta é atuar de maneira HONESTA para que o TRABALHO PERFEITO seja feito. Imagino que os próximos anos serão de muita prosperidade para Itapeva sob nossa gestão. Itapeva será alçada ao lugar onde já deveria estar há muito tempo.
IN – Deixe uma mensagem para a população itapevense.
Coronel Duch – Creio que DEUS tem preparado O MELHOR para nossa querida Itapeva. Não tenho vícios políticos, muito pelo contrário, minha história sempre foi de muito trabalho correto. Participar dessa eleição não é um fardo para mim, mas é a oportunidade de transformar verdadeiramente nossa cidade num polo regional. Fazer com que Itapeva consiga alavancar todo Sudoeste Paulista é um profundo desejo, buscando CREDIBILIDADE junto aos governos estadual e federal, com investimentos nas diversas áreas, propiciando qualidade de vida a todos os cidadãos.