“Minha campanha busca estar em contato direto com o povo, com ouvidos e olhares atentos a cada pedido de cada pessoa, de cada bairro, cada segmento da sociedade civil organizada”
IN – Para que os munícipes a conheçam, conte resumidamente sua história. Quem é você?
Lucinha – Eu sou Lucinha Schreiner! Em primeiro lugar quero dizer que nasci em Itapeva, minha família é de pessoas humildes e trabalhadoras. O meu pai fez carreira como funcionário da empresa Votorantim, minha mãe trabalhou no Colégio Anglo até aposentar, tenho cinco irmãos. Na minha fase adulta eu me casei com o Eduardo, com quem estou casada há 32 anos, temos dois filhos. Sempre morei e trabalhei em Itapeva, primeiramente como professora da educação infantil, Coordenadora de Projeto Social, Conselheira Tutelar, Diretora da Casa Transitória, Assistente Social do Poder Judiciário, Perita da Justiça Federal, Coordenadora de CRAS, Diretora Regional de Assistência Social, Assessora Especial de Governo e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Sou Assistente Social, Professora Peb I, Geografia, Pós-Graduada em Administração Pública e Gestão do SUAS.
IN – O que a motivou a se candidatar ao maior cargo do município? Sente-se preparada para comandar uma cidade com mais de 90 mil habitantes?
Lucinha – A minha motivação para me candidatar à prefeita é primeiramente atender as necessidades da população e por meio do cargo de prefeita poder fazer um governo inclusivo e qualitativo para todos nossos munícipes.
Na minha carreira como professora, assistente social e posteriormente como secretária municipal de Desenvolvimento Social, pude avançar muito na prestação de serviços públicos sociais fornecidos no município, porém entendo, que como gestora pública, imbuída no cargo de prefeita, conjuntamente de todos funcionários da Prefeitura, podemos avançar ainda mais em outros segmentos, como moradia, saúde, educação e melhoria de infraestrutura da cidade para atrair mais investimentos e melhoria da qualidade de vida de todos habitantes de Itapeva. O meu foco e empenho é trabalhar para que Itapeva tenha um governo comprometido com a inclusão social e econômica com avanços significativos em todos segmentos dos serviços públicos prestados à nossa população e cidade.
Diante de todos esses desafios, eu me sinto inteiramente preparada e capacitada para governar Itapeva, pois tenho experiência em diversos cargos públicos ao longo da minha carreira, com diferencial de ter trabalhado ativamente em vários governos municipais e estaduais em cargos de liderança, o que me possibilitou muito conhecimento técnico e político sobre como promover políticas públicas e articulações para que Itapeva tenha o melhor possível com um governo sério, honesto e capacitado para trabalhar em benefício à toda nossa população.
IN – Qual era sua função/cargo antes de se candidatar e por quanto tempo esteve nesta posição? Qual foi sua experiência e como acha que contribuirá caso ganhe as eleições 2024?
Lucinha – Como disse anteriormente, sou funcionária pública concursada, tenho uma carreira com diversas passagens de cargos do município e estado, além de ter formação em gestão pública.
Diante disso, foi convidada a nos últimos anos para estar à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, onde pude avançar com inúmeras políticas públicas de empoderamento social e construir equipamentos públicos que hoje atendem nossa população em diversos bairros, além de aumentar investimentos em instituições colaboradoras no serviço acolhimento e atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica em nossa cidade.
Toda essa vasta experiência exercendo cargo de comando de uma Secretaria que avançou muito na questão de alocação de recursos, investimentos e execução de serviços e obras, me possibilitou ter uma visão mais refinada do que a gestão pública necessita dos cargos de chefia de serviços públicos, assim como de liderança de governo e gestão de bens e recursos públicos empregados em projetos que atendam prioritariamente às demandas das pessoas e cidade como um todo.
Acredito que essa experiência gratificante, primeiro como funcionária pública e posteriormente como secretária municipal me concede um valioso aprendizado e fonte de conhecimento de planejamento e execução de políticas públicas, de gerenciamento do serviço administrativo e financeiro para exercer com grande confiança o cargo de prefeita. Esse é o meu diferencial, pois além de viver no meio administrativo e político há décadas como gestora concursada e indicada para cargos de chefia, eu também me capacitei fazendo cursos e especializações para aprender conceitos e técnicas de gestão pública. Todo esse conjunto de experiência prática e ativa me proporciona ser uma prefeita que será articuladora de projetos e serviços que atingem positivamente a vida dos moradores de Itapeva.
IN – Enquanto pessoa e profissionalmente, quais foram suas maiores conquistas até hoje? Quais projetos já realizou? Destes, quais têm ligação com o município?
Lucinha – Geralmente prefiro destacar que profissionalmente e pessoalmente eu devo muito a todas as pessoas que trabalharam e colaboraram com meu trabalho. Nenhuma política ou obra pública é fruto de uma única pessoa. Eu tive o privilégio de ter funcionários capacitados e empenhados ao meu lado que construíram comigo propostas de atendimento para as pessoas que moram em Itapeva, portanto eu digo que a minha maior conquista foi ganhar respeito, confiança e também colaboração dessas pessoas, pois sem elas, não teria êxito em minhas tarefas como gestora pública. Por isso, peço hoje o voto de confiança de cada morador de Itapeva para que eu continue nessa missão de construir o futuro da cidade para bem de todos.
Diante disso, quero destacar projetos como o Renda Mínima Cidadã, Bolsa Trabalho Municipal, que são projetos que irei manter e retomar se for eleita prefeita, pois são projetos que atendem necessidades urgentes das pessoas de menor renda e sem oportunidades de trabalho formal em nossa cidade.
Todos os projetos e trabalhos que fiz tem ligação com Itapeva e principalmente com os bairros onde as pessoas mais carentes e pobres residem e vivem o dia a dia. Por isso, cada equipamento público, como por exemplo, centro de acolhimento ou unidade de atendimento para pessoas em situação de vulnerabilidade, me dão enorme satisfação de dizer que nós como gestores e equipe do governo municipal tivemos a oportunidade de entregar em prol das pessoas que vivem em nossa cidade e precisam do governo municipal para terem melhores condições de vida. Isso é fruto do trabalho em equipe e também de planejamento e trabalho técnico levado à sério por todos gestores.
IN – Quais são suas principais propostas de trabalho frente à Prefeitura? Se for eleita, qual seria sua primeira ação?
Lucinha – Minha primeira ação como prefeita será avançar com todos programas de moradia popular que já estão sendo executados em Itapeva e ampliar o número de casas dos projetos Minha Casa Minha Vida, CDHU, para atender o maior número possível de pessoas sem moradia ou que vivem sufocadas financeiramente por pagar aluguel. Moradia com casas construídas com infraestrutura de saneamento básico, ruas pavimentadas e iluminação pública são metas do meu programa de trabalho e governo. Pretendo durante meu governo reduzir ao máximo os índices de pessoas sem moradia própria em Itapeva com projetos de moradia popular comprometidos em dar um lar para cada família que precisa de uma casa para morar.
Outro setor que vou trabalhar com muita intensidade é qualificar o nosso sistema de rede de atenção básica de saúde municipal, contratando e mantendo médicos e enfermeiros trabalhando cada vez mais e melhor para atender nossa população. O destaque especial para saúde da mulher, que são elas quem sofrem mais com problemas de saúde e que devem ter tratamento preventivo em maior escala para evitar que algumas doenças prejudiquem sua vida. Vou também intensificar o atendimento de saúde na zona rural, pois grande parte da nossa população da zona rural necessita do atendimento médico e remédios o mais próximo possível da sua residência.
Precisamos também melhorar as nossas escolas, tanto da zona urbana e principalmente da zona rural, precisamos que nossas crianças e adolescentes tenham uma educação qualitativa que preparem para continuidade nos estudos de nível técnico e superior, e também que seja uma educação que prepare nossos jovens para o mercado de trabalho para garantir o primeiro emprego. Por isso, equipar escolas com infraestrutura e melhorar os planos de carreira de professores e quadro de apoio escolar e garantir transporte escolar de qualidade são compromisso da minha gestão.
IN – Em seu olhar, que área do município precisa de ação com urgência? O que poderia fazer para mudar esse cenário?
Lucinha – Classificar o que é urgente e como resolver é bastante complexo, mas vou explicar meu ponto de vista: Entendo que cada grupo de pessoas ou até mesmo bairros cada um de acordo com sua necessidade e realidade tenha a sua urgência.
Quem precisa de tratamento de saúde para uma doença grave a urgência é receber atenção e atendimento para tratamento. Há grupos que precisam de moradia, que são pessoas muitas vezes que moram de favor ou não tem condições de arcar com aluguel ou perderam a casa que tinham por algum motivo, então para essas pessoas a urgência é resolver o problema de moradia. Para outros grupos de pessoas o problema urgente a ser resolvido é o acesso de vias públicas, por exemplo, uma estrada rural, uma ponte construída para o transporte de produção e locomoção ficar melhor naquela determinada região da zona rural é o que se torna urgente.
Portanto, cada Secretaria e setor da Prefeitura tem obrigação de classificar o que é demanda urgente e priorizar o atendimento e conjuntamente com ação direta do prefeito alocar os recursos e mão de obra necessária para solucionar as urgências de cada setor.
Precisamos ter assertividade, ou seja, cada setor tem que identificar e resolver qual a prioridade e urgência das demandas que recebe da população e operacionalizar com o consentimento do prefeito as ações necessárias para atender a população. Para mudar um cenário onde existem várias urgências em vários setores é preciso ação que resolva os problemas e não ações isoladas que apenas servem de paliativos ou improvisos para amenizar os problemas de cada bairro ou grupo de pessoas.
IN – Qual é sua bandeira? Quais suas propostas para Itapeva?
Lucinha – A minha bandeira política não é ideológica de esquerda ou direita. A minha bandeira política é trabalhar com seriedade, honestidade e competência para entregar serviços públicos de qualidade para nossa cidade e tornar a vida do morador de Itapeva mais digna.
Cada proposta que estudei e coloquei no meu plano de governo busca em primeiro lugar tornar a vida de cada cidadão mais viável social e economicamente, garantindo o direito de cada pessoa a ter um emprego, moradia, atendimento de saúde e educação de qualidade. Cada pessoa que tem seus direitos básicos garantidos e atendimentos é uma pessoa mais independente, com condições de ter uma vida mais ativa e alcançar sua realização pessoal e garantir uma vida melhor para sua família.
Portanto, confio plenamente que cada pessoa que mora em Itapeva quer é uma cidade onde possa ter qualidade de vida, tendo serviços de limpeza pública que funcionem corretamente, ruas e praças bem cuidadas, uma cidade com segurança, atividades de lazer e cultura, que tenham acesso a boas oportunidades de estudo e emprego, que tenham acesso a unidades de saúde que tenham bom atendimento, assim como, tenham opções de empreender e ter uma vida economicamente mais produtiva e conquistar seus sonhos. Cada proposta que faço em cada setor de governo é para tornar o cidadão de Itapeva em cidadão pleno de direitos e com condições para vencer na vida por meio dos seus talentos e esforços pessoais, para isso a cidade, no sentido de serviços e equipamentos públicos, precisa ser bem governada e funcionar bem para gerar bem estar na população.
IN – Como vê o atual cenário político itapevense? E em relação à campanha, qual o seu ponto de vista?
Lucinha – O cenário político de Itapeva é sempre motivo para várias opiniões, muitas delas com críticas por causa de muitas questões serem totalmente desvinculadas do sentimento e entendimento das pessoas que não exercem ou não estão dentro da atividade política.
Quero dizer com isso que respeito e compreendo que hoje em dia a classe e atividade política, isto é, de pessoas que exercem política ativamente de forma partidária são vistas com bastante desconfiança por muitos eleitores e cidadãos.
Diante dessa descrença, que muitas vezes é generalizada e até mesmo injusta em alguns momentos, quero aqui aproveitar o espaço para me colocar como uma pessoa que está disposta a fazer política com tratamento sério para cada demanda de cada setor da nossa sociedade. Por isso, a minha campanha busca estar em contato direto com o povo, com ouvidos e olhares atentos a cada pedido de cada pessoa, de cada bairro, cada segmento da sociedade civil organizada. A campanha eleitoral é para debater propostas e qual candidato é mais apto a governar e cuidar do dia a dia da nossa cidade. Portanto, a campanha é um momento democrático para ouvir e entender demandas de como o governante do município deverá trabalhar no seu mandato para atender essas demandas. Estou fazendo isso e peço a cada pessoa que venha conversar comigo para que possamos unir esforços em benefício de uma Itapeva melhor para todos.
IN – Como se vê no futuro? Pensando no positivo e no negativo diante das eleições, como imagina os próximos anos?
Lucinha – Sempre espero o melhor e sempre penso que o melhor está para acontecer, por isso ser uma pessoa positiva é fundamental. Mas para o melhor acontecer precisamos agir no presente, com dedicação e trabalho para que o futuro aconteça. A campanha eleitoral é um momento passageiro, porém de grande importância para decidir o voto em quem é mais preparado, honesto e comprometido para governar nossa cidade nos próximos anos. Nesse momento devemos buscar o que existe de melhor pensamento de cada eleitor e trabalhar para que a vontade popular seja atendida nos próximos anos com um mandato que tenha eficiência e dedicação em servir a população e atingir metas de melhorar a vida de nossa cidade.
IN – Deixe uma mensagem para a população itapevense.
Lucinha – A minha mensagem é que cada pessoa que sonha com o melhor da nossa Itapeva pense em primeiro lugar no que é melhor para todos. Pensar na coletividade e no que podemos fazer de mãos unidas conciliando projetos e pontos de vista é o que precisamos para termos um governo mais próximo do povo e mais conectado com todas as necessidades da nossa população. Peço que considerem minhas propostas de governo e meu nome para ser honrada com o voto de cada morador de Itapeva para prefeita, pois estou disposta a trabalhar incansavelmente para que nossa cidade seja um lugar onde nossos filhos e nossos projetos de vida sejam realizados para que cada família possa ser feliz com qualidade de vida para cada membro de sua família. Obrigada e conto com o apoio de todos nossos itapevenses!