“O vice-prefeito não será uma pessoa decorativa, terá seu gabinete para acolher, entender e atender as demandas do povo. Quem me conhece sabe que não poderia ser diferente disso”
IN – Para que os munícipes possam te conhecer, conte brevemente sua história. Quem é você?
Generci – Nasci na pequena cidade de Herculândia/SP em 1960, mas escolhi Itapeva para viver desde 1984. Aqui, me estabeleci com minha família, consegui prosperar e contribuir com o crescimento da cidade, gerando empregos e renda. Em 2007, fui agraciado com o título de Cidadão Itapevense. Hoje, me apresento à sociedade para contribuir ainda mais diretamente com a cidade, através da administração da Prefeitura juntamente com a Coronel Adriana Duch.
Trajetória Profissional:
Assim que me formei em agronomia pela UFLA, em Minas Gerais, cheguei em Itapeva para fundar com meus irmãos a empresa Resineves. O espírito empreendedor de nossa família foi fundamental para que nossa empresa se estabelecesse como pioneira na extração de resina de pinus no Brasil. Nos mais de 40 anos desde a sua fundação, a Resineves empregou mais de 10.000 funcionários e atualmente gera emprego direto a 820 pessoas tanto em Itapeva como na nossa região e também nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rondônia e exporta os produtos aqui produzidos para 18 países.
Para alcançar esse estágio, no entanto, nossa empresa enfrentou grandes desafios. Durante essas décadas, passamos por mudanças de planos econômicos, recessões no Brasil e no mundo e grandes alterações nas cadeias de suprimento, e tivemos que nos adaptar com inovações na produção e na administração, tudo isso sob minha liderança e de meus irmãos.
Trajetória acadêmica e civil:
Sou pós-graduado em Administração em Agronegócios pela USP e continuo contribuindo com o mundo acadêmico através de parcerias com a EMBRAPA, UFLA e UNESP, expandindo as fronteiras do conhecimento como melhorista genético de plantas, especialmente do pinus. Os ganhos de produtividade desse trabalho ajudam o pequeno e médio produtor a aumentar seus rendimentos e estabelecer a verdadeira sustentabilidade, além de consolidar o Brasil como principal reflorestador mundial.
Participei do EMPRETEC, programa desenvolvido pela ONU do qual sou entusiasta, atuei também como Conselheiro no CREA-SP através da câmara de Agronomia e fui diretor da Associação dos Resinadores do Brasil.
Família:
Sou filho do casal Sr. Enedino e Dona Isaltina, que com muito esforço criou e educou todos os 9 filhos. Sou neto de Dona Maria Cândida, baiana que em 1930 ficou viúva e, com seus filhos e mais ninguém, veio para o Estado de São Paulo como retirante para buscar uma oportunidade de trabalho nos cafezais da região de Franca.
Assim como minha avó, também tomei a decisão de sair da pequena cidade onde nasci e fui para Piracicaba, onde dividia marmita com um de meus irmãos para poder estudar e ingressar na universidade pública que me capacitou e me formou.
Sou casado com a Maria Izabel (a Bel do Banco do Brasil), sou pai do engenheiro Gabriel Neves; sogro da médica Dra. Vitória Miano e agora, com as bênçãos de Deus, sou avô da Teresa.
IN – Qual sua experiência política? Quando iniciou no meio político e como chegou até aqui?
Generci – Atuo politicamente desde a juventude. Em 1978, quando tinha 18 anos, já era filiado ao PMDB, que confrontava com a ARENA à época. Pouco depois, participei ativamente das Diretas Já, enquanto diretor do Centro Acadêmico da Universidade Federal de Lavras/MG.
Em Itapeva, fui membro atuante da Transparência Itapeva ligada à Transparência Brasil.
Nunca deixei de me posicionar politicamente mas, sobretudo pela minha atuação como executivo nas empresas que fundei, não pude me dedicar diretamente à política. Isso mudou durante os últimos anos, com a minha sucessão nas atividades operacionais do grupo empresarial, que está em andamento através do meu filho.
Estou filiado desde 2011 ao PSD e agora pleiteio o cargo de vice-prefeito, para estar ao lado da Coronel Duch e assim, com nova propositura e Planejamento, pôr em prática o Plano de Governo já elaborado em conjunto com toda a nossa equipe de campanha.
IN – Como foi o convite para disputar as eleições 2024 como vice? Está feliz / confiante com sua escolha?
Generci – A decisão foi tomada no dia do casamento do meu único filho, com o apoio da minha esposa Bel. Há muitas eleições que meu nome é lembrado para estar diante da administração pública, mas foi no convite da Coronel Duch que eu senti a firmeza necessária para encarar esse desafio. Estar ao lado de uma pessoa honesta, da mais alta estima e consideração e com propostas de mudança que vão ao encontro das minhas ideias foram os principais motivos do meu aceite.
Estou sim muito confiante e feliz com a escolha de estar ao lado da Coronel nessa empreitada, e acredito muito no sucesso de nossa campanha, porque a gente vê o crescimento do nosso nome nas pesquisas e confirmamos isso no dia a dia, no contato com a população, que junto com a gente se anima com a oportunidade de renovar a política local.
IN – Vice é considerado um cargo de expectativa, então como você pretende atuar junto da prefeita, caso sejam eleitos? Qual será sua postura?
Generci – Espero ter meu gabinete sempre de portas abertas para a população e, ao lado da prefeita e com o apoio do Legislativo, pôr em prática boas ações para nossa gente.
O vice-prefeito não será uma pessoa decorativa, terá seu gabinete para acolher, entender e atender as demandas do povo. Quem me conhece sabe que não poderia ser diferente disso, afinal, na minha vida profissional e pessoal sempre assumo a postura de enfrentar os problemas de frente, com a mentalidade voltada à solução desses problemas de forma prática e priorizando os mais urgentes. No meu gabinete será da mesma forma, sempre em comum acordo com a futura prefeita, Coronel Duch.
IN – Qual o seu conhecimento sobre os trabalhos do Executivo? Como tem se dedicado para poder atuar em uma cidade com mais de 90 mil habitantes? Sente- se preparado?
Generci – Como cidadão e como contribuinte não só conheço os trabalhos do executivo como sinto na pele os efeitos da administração pública, que muitas vezes é inferior ao que esperamos.
A gestão pública tem suas particularidades, mas a administração de recursos financeiros, humanos e materiais têm os mesmos princípios da gestão privada, onde fiz carreira e tive sucesso em liderar um grupo empresarial eficiente e competitivo, tanto no mercado interno quanto internacionalmente. Pretendo replicar na máquina pública as práticas administrativas que se mostraram acertadas, com a diferença de que, quando for eleito, o objetivo será o desenvolvimento econômico e social da população de Itapeva.
Estou estudando bastante a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que guiará nosso planejamento, com o objetivo de otimizar os recursos que teremos em mãos a partir de 2025. Com a arrecadação atual, há espaço para o nosso município crescer e trazer melhorias na saúde, educação escolar, esporte, cultura, lazer e outros. Paralelamente à melhor utilização do que já temos, vamos buscar mais recursos em nível estadual e federal, através da credibilidade da nossa gestão e com projetos que busquem atender às reais necessidades da nossa população.
Sim, me sinto preparado, sobretudo pelos bons princípios que nortearam minha trajetória de vida. Quero aplicar meus conhecimentos em harmonia com os demais poderes públicos, buscando o maior dos benefícios para nossa gente: o sucesso da nossa querida Itapeva.
IN – Quais são suas ideias que podem agregar na atuação do Executivo? Que projetos gostaria de colocar em prática?
Generci – Nova propositura e Planejamento.
Precisamos planejar Itapeva para estarmos preparados para o crescimento que virá, e é o planejamento do presente que trará os impactos futuros. Nesse espírito, e em comunidade, nossa meta de renovar Itapeva alcançará o sucesso esperado.
São muitos os projetos. Começo pela agronomia, área em que possuo mais de 40 anos de experiência: vamos trabalhar para que nossos produtores e trabalhadores rurais tenham lucro e prosperidade, o que trará benefícios para o município em um ciclo virtuoso, apoiando sempre o homem da roça, aquele que cultiva e coloca o alimento em nossa mesa. Para citar um exemplo concreto, serão implementadas melhorias contínuas nas estradas municipais, principalmente nos tais “galhos”, que são as entradas dos sítios e suas moradas, para que eles tenham um acesso facilitado às estradas principais.
Ainda no agronegócio, afinal temos aqui o maior PIB agrícola do Estado de SP, vamos incentivar a produção e comercialização dos pequenos e médios produtores com a reativação da CEAGESP. Além disso, ofereceremos os incentivos necessários para viabilizar uma usina de álcool de milho, que beneficiaria os grandes produtores, trazendo emprego e renda. O resíduo do milho, por sua vez, seria aproveitado na criação de pequenos animais, como suínos e aves: é esse o ciclo virtuoso que me refiro!
Para trazer a prosperidade que almejamos, também precisamos capacitar nossas pessoas e para isso nos apoiaremos no SEBRAE, SENAR, SESI e outras entidades. A iniciativa privada no setor secundário precisa de trabalhadores qualificados, e a oferta desses profissionais criará a demanda da indústria. Também com a intenção de fomentar a indústria, criaremos um novo parque industrial, mais amplo, melhor localizado e com melhor infraestrutura, e daremos apoio aos madeireiros e às mineradoras, para que implementem a industrialização de suas commodities aqui em Itapeva.
Não tenho dúvidas de que os ganhos em capacidade produtiva decorrentes dos projetos que já estamos apresentando em campanha, serão um argumento irrefutável para convencer o Governo do Estado a “comprar a ideia” de investir na infraestrutura da tão esperada duplicação da rodovia. E por que não no aeroporto local? “Propaganda é a alma do negócio” e, portanto, daremos visibilidade à cidade, oferecendo Itapeva também a investidores de outras regiões, para que prosperemos juntos.
IN – Deixe uma mensagem para a população itapevense.
Generci – Sou muito grato por Itapeva ter acolhido a mim e a minha família e quero retribuir tudo aquilo que a cidade nos propiciou.
Agradeço imensamente o apoio da população em nossa candidatura e, se Deus permitir, pode ter certeza que nosso governo e nossa equipe de trabalho envidará todo empenho para RENOVAR Itapeva.
A cidade terá gabinetes abertos. Nos juntaremos aos atuais trabalhadores da Prefeitura para sermos mais dois funcionários do povo!