Candidata a prefeita de Itapeva, Vanessa Guari foi secretária de Saúde e pôde aprender e entender na prática as dificuldades enfrentadas e os processos viáveis para melhorar o sistema de saúde do município. Porém, apesar de saber das necessidades da população, de acordo com Vanessa, não era possível fazer sozinha. Por isso, quer autonomia para poder colocar em prática seus projetos.
“Eu ouço muito sobre minha atuação na Saúde e também questionamentos sobre áreas que merecem atenção, mas minha resposta é simples: algumas situações dependiam da gestão como um todo, não somente da secretária”, explicou.
Mesmo com as limitações, avanços significativos ocorreram, segundo Vanessa. “Nós ampliamos o número de médicos, de consultas, de procedimentos realizados nos Postos de Saúde. Fizemos novas parcerias com a Santa Casa nos contratos de mamografia, tomografia, ressonância, por exemplo. Também fizemos mutirão para zerar a fila desses exames e ainda os de catarata e ultrassonografia. Colocamos dois médicos em cada Unidade de Saúde, ampliamos a equipe da UPA, entre outras melhorias”, ressaltou.