ROMA – A Defesa Civil da Itália anunciou nesta quinta-feira que o número de mortos em decorrência do novo coronavírus subiu para 3.405, um aumento de 427 óbitos em apenas 24 horas. Com isso, o país ultrapassa a China na quantidade de vítimas. Cerca de 3.245 pessoas morreram na China desde que a doença começou no final do ano passado. O surto na Itália, epicentro da pandemia na Europa, começou no final de fevereiro.
O país europeu tem um total de 41.035 pessoas infectadas com o novo coronavírus, sendo 33.190 casos ativos e 4.440 recuperados. A região da Lombardia, no norte do país, continua sendo a mais afetada pela doença. Ao todo, foram registradas 2.168 mortes, sendo 209 em apenas um dia. Já o número de contágios é de 19.884, um aumento de 2.171 contaminações, em 24 horas, “um dado significamente mais alto”, segundo as autoridades.
Devido ao alto número de mortos, o necrotério na província de Bergamo, a mais afetada na Itália, não consegue mais acomodar o volume de caixões. O único crematório local está ativo 24 horas por dia há mais uma semana, mas, em sua máxima capacidade, consegue incinerar cerca de 25 corpos por dia, e também não consegue dar conta da demanda.Nesta semana, o prefeito da cidade, Giorgio Gori, emitiu uma ordenança que fechou o cemitério local esta semana pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.
Bergamo também suspendeu o atendimento religioso aos infectados após perder 12 padres de 1º de março até esta quarta-feira.
A China, por sua vez, anunciou quinta-feira que, nas últimos 24 horas, não registrou nenhum novo caso de contaminação local do coronavírus. Foram verificados 34 casos originários de pessoas do exterior, segundo informações oficiais.
Números registrados mostram que o surto de coronavírus parece estar sob controle na cidade de Wuhan, capital da província chinesa de Hubei e onde a Covid-19 foi identificada inicialmente em novembro de 2019.
Europa ultrapassa 100 mil casos confirmados de coronavírus
A Europa ultrapassou 100 mil casos confirmados de pessoas que contraíram o novo coronavírus, dos quais 41 mil estão na Itália, segundo contagem da AFP desta quinta-feira.
Com pelo menos 100.470 casos, incluindo 4.752 mortes, a Europa é o continente mais afetado pela pandemia, à frente da Ásia, que registra 94.253 casos e 3.417 mortes. Esse número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infectados, uma vez que muitos países testam apenas os casos mais graves.