Na noite de quarta-feira, dia 25 de setembro, o Jornal Ita News promoveu o debate entre as candidatas que estão concorrendo ao maior cargo do município, de chefe do Poder Executivo de Itapeva. Estiveram presentes a Coronel Adriana Duch, Lucinha Schreiner e Vanessa Guari. O único candidato homem, Jeferson Modesto, não esteve presente e informou que já tinha compromisso agendado na data.
O objetivo do encontro foi ceder espaço para que as candidatas pudessem apresentar seus planos e projetos em prol da cidade.
As candidatas estiveram acompanhadas de três pessoas, sendo que um assessor de cada participou do sorteio, que definiu a ordem de perguntas e respostas delas. Também foi exposto, juntamente com o advogado do debate, Dr. José Pereira, as condutas necessárias para que tudo ocorresse tranquilamente durante o debate.
No primeiro bloco, elas puderam se apresentar de forma livre, com o tempo máximo de cinco minutos cada. No segundo bloco, as candidatas responderam as perguntas enviadas pelas entidades. No terceiro bloco, as perguntas foram feitas pelo Ita News mesmo e algumas coletadas de leitores, que comentaram em uma publicação feita em nossa página. O quarto bloco foi um círculo fechado, onde uma candidata direcionou perguntas para outra. Por fim, no quinto e último bloco, foram as considerações finais de cada, em um tempo máximo de cinco minutos.
O objetivo do debate foi proporcionar à comunidade a apresentação e defesa de propostas e ideais de gestão das candidatas. Sendo assim, todas tiveram as mesmas condições de tempo e espaço no encontro.
Vamos relembrar alguns trechos do debate!
Nas perguntas feitas pelo Jornal Ita News, as candidatas responderam os seguintes temas:
SAÚDE: Quais são suas propostas para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde na nossa cidade?
EDUCAÇÃO: Como você pretende garantir uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, especialmente nas áreas mais carentes?
GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA: Que iniciativas você propõe para estimular a economia local e apoiar pequenos empreendedores, a fim de gerar mais vagas de trabalho?
HABITAÇÃO: Quais são suas ideias para enfrentar o problema da falta de moradia e garantir habitação digna para todos?
ESPORTES: Como a candidata avalia a parceria entre entidades privadas para o fortalecimento das atividades esportivas em Itapeva, como, por exemplo, a criação de equipes profissionais para disputas? E sobre o aumento das praças para a população, citando a Praça de Eventos. É possível criar espaços similares em todas as regiões do município, incluindo a zona rural?
CULTURA, LAZER E TURISMO: Quais os projetos para Cultura e Lazer no município? De que forma a candidata pretende alavancar o potencial turístico?
INFRAESTRUTURA: Quais ações você tomará para melhorar a infraestrutura urbana, como ruas, calçadas e iluminação pública?
AGRICULTURA: Qual o seu projeto para ampliação e melhoria do Mercado do Produtor ou criação de novos polos em diferentes pontos da cidade, visando fomentar os pequenos produtores do município? Qual sua opinião sobre as feiras livres?
DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Quais são suas principais propostas para melhorar a qualidade de vida da população nas áreas mais carentes do município?
Confira as respostas delas para as perguntas feitas pelas entidades / associações:
SINDICATO RURAL (Vanessa respondeu)
ITAPEVA TEM O MAIOR PIB AGRÍCOLA DO ESTADO DE SP, É O MUNICÍPIO QUE OBTÉM A MAIOR EXTENSÃO RURAL EM ESTRADAS DO ESTADO E APROXIMADAMENTE 4000 PROPRIEDADES RURAIS PRODUTIVAS, DISTRIBUÍDAS ENTRE PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES PROPRIEDADES. É VISTO A NECESSIDADE DE MELHORIAS PARA ESCOAR A PRODUÇÃO DO PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR E AGRICULTURA FAMILIAR, BEM COMO IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO. O QUE A CANDIDATA PENSA SOBRE O ASSUNTO, E QUAIS SÃO OS PLANOS PARA O AVANÇO DA AGRICULTURA DO NOSSO MUNICÍPIO?
Vanessa – Eu sou da zona rural e sei bem qual a realidade dos moradores das áreas rurais a cada dia, a cada escoamento da safra, das pequenas e grandes produções. Primeiro, nós iremos implantar em todos os distritos subprefeituras rurais com toda a infraestrutura necessária, com os maquinários e mão-de-obra adequada e capacitada. Vamos trabalhar também em todas as estradas mestres e galhos pelo programa Melhor Caminho, com alargamento, perenização, drenagem e compactação de solo. Esses serviços acabam saindo com um valor maior, mas compensam porque não precisa ficar refazendo o serviço toda semana. Não é só jogar pedra, só passar máquina, a gente precisa de respeito com os moradores da zona rural. “Uma hora não tem pedra, outra não tem máquina”, chega disso, nós vamos levar toda infraestrutura necessária. Vamos investir e fomentar os pequenos e grandes produtores. Gostaria de salientar que nós temos o PIB maior que muitos países da Europa e infelizmente estamos esquecidos pelo poder público na zona rural. Nós vamos investir e vamos trabalhar juntos ao Governo Estadual para trazer recursos para a zona rural.
ARESPI (Coronel Duch respondeu)
A ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE ENGENHEIROS, ARQUITETOS E AGRÔNOMOS DE ITAPEVA (ARESPI) TEM COMO OBJETIVO VALORIZAR E CONGREGAR OS PROFISSIONAIS DA ÁREA. EM MUITAS CIDADES, ASSOCIAÇÕES COMO A ARESPI COLABORAM COM O PODER PÚBLICO PARA SUPRIR DEMANDAS TÉCNICAS. NO ENTANTO, SABEMOS QUE É ONEROSO PARA O MUNICÍPIO MANTER UM QUADRO COMPLETO DE ENGENHEIROS E OUTROS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS, O QUE MUITAS VEZES LEVA A UMA DEFASAGEM NO ATENDIMENTO DESSAS DEMANDAS. DESSA FORMA, ALGUNS MUNICÍPIOS ADOTARAM CONVÊNIOS E PARCERIAS COM AS ASSOCIAÇÕES DOS ENGENHEIROS NA ANÁLISE DE PROJETOS, AUXÍLIO NA FISCALIZAÇÃO, DENTRE OUTROS.
O CANDIDATO ACREDITA QUE SEJA VIÁVEL UMA PARCERIA ENTRE A ARESPI E O MUNICÍPIO PARA MINIMIZAR ESSA CARÊNCIA DE PROFISSIONAIS TÉCNICOS NA PREFEITURA? COMO O CANDIDATO ENXERGA O PAPEL DA ASSOCIAÇÃO NESSE CONTEXTO E QUAIS ESTRATÉGIAS PODERIAM SER IMPLEMENTADAS PARA VIABILIZAR ESSA COLABORAÇÃO DE FORMA EFICIENTE E ECONOMICAMENTE SUSTENTÁVEL?
Coronel Duch – Infelizmente, Itapeva tem vivido tempos sombrios, de falta de comunicação e interação com as entidades. A Arespi é uma conceituada associação formada por engenheiros e precisa muito ter essa comunicação aberta com a Prefeitura. Em nossa gestão nós pretendemos sim manter parceria com a Arespi e também com outras entidades na Prefeitura, visando a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade. A Arespi pode participar com seus associados através das políticas públicas voltadas à fiscalização para que tenhamos setores que funcionem adequadamente, da moradia, da baixa renda, buscando até criar um instituto para que possamos conversar com seus membros vendo de que forma eles podem contribuir para o nosso município crescer. Uma das formas de isso acontecer é atualizar o nosso Plano Diretor, que abrange toda a extensão territorial do nosso município. E nós temos que ter alguns objetivos pontuais visando o desenvolvimento urbano, desenvolvimento ambiental, políticas sociais econômicas, para termos uma visão democrática da nossa cidade, tudo isso com muita transparência. A gente pode fomentar o desenvolvimento para daqui 10, 20, 30 anos em Itapeva, coisa que não vemos atualmente, infelizmente.
SINTICOM (Lucinha respondeu)
É CONHECIDA A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS PUBLICAS PARA A CIDADE. COM ELAS VEM AS MELHORIAS NO BEM ESTAR DO CIDADÃO E TAMBÉM MAIS AVANÇOS PARA A CIDADE.
TAMBÉM NÃO SE PODE NEGAR QUE AS OBRAS TRAZEM EMPREGO E RENDA AO TRABALHADORES, É CONHECIDO O FATO DE EMPRESAS QUE GANHAM AS LICITAÇÕES NÃO OBSERVAM O DIREITO DO TRABALHADOR, TRAZENDO ASSIM A PRECARIZAÇÃO NO TRABALHO E ATÉ A NÃO CONTINUIDADE DAS OBRAS. QUAL É O PROJETO DA CANDIDATA PARA QUE ITAPEVA DEIXE DE SOFRER COM OBRAS PARADAS E TRABALHADORES E TRABALHADORAS SEJAM RESPEITADOS EM SEUS DIREITOS?
Lucinha – As obras do Poder Público são todas licitadas e antes de ela iniciar os trabalhos, ela tem que depositar um caução para a Prefeitura, pois se caso parar a obra, os funcionários serão reembolsados com esse caução. Em relação a questão da supervisão destas obras, precisamos ampliar o número de fiscais para que seja feito um trabalho minucioso, para que seja feita a fiscalização do uso de EPIs, da regulamentação enquanto registro destes profissionais. Temos também uma problemática de obras que não são do poder público, a construção civil ampliou muito no município, mas não há fiscais suficientes para fiscalizar isso. Neste atual governo, foram liberados 12 loteamentos, o que não acontecia antigamente. Hoje as pessoas podem adquirir seu lote, construir suas casa. Hoje com todo esse leque de loteamentos facilitou para que possam construir sua casa própria. Quando eu assumi como secretária nessa gestão, muitas pessoas procuravam emprego, hoje graças a construção civil esse número reduziu muito também.
SINCOMERCIÁRIOS (Vanessa respondeu)
HOJE EM ITAPEVA AS EMEIS TÊM HORÁRIOS QUE NÃO COINCIDEM COM A JORNADA DAS TRABALHADORAS, O QUE LEVA ALGUMAS A DEIXAREM SEUS EMPREGOS POR NÃO TEREM ONDE DEIXAR SEUS FILHOS. SABEMOS QUE EM OUTROS MUNICÍPIOS DO ESTADO JÁ FORAM IMPLEMENTADAS CRECHES COM HORÁRIOS ESTENDIDOS, COMO, POR EXEMPLO, INDAIATUBA, BOTUCATU, SÃO PAULO E MIRANDÓPOLIS. CASO ELEITA, A SENHORA PRETENDE AMPLIAR O HORÁRIO DAS EMEIS OU CRIAR CRECHES, E COMO PLANEJA VIABILIZAR UMA SOLUÇÃO PARA ATENDER MELHOR AS FAMÍLIAS TRABALHADORAS?
Vanessa – As EMEIs são as nossas creches, elas atendem crianças de 0 a 3 anos. Hoje nós temos
ACIAI (Coronel Duch respondeu)
ITAPEVA, COMO TANTAS OUTRAS CIDADES, VIVE EM DETERMINADOS PERÍODOS O RISCO DA ESCASSEZ DE ÁGUA. SE PENSARMOS EM DESENVOLVIMENTO, CONSEQUENTEMENTE TEMOS AUMENTO POPULACIONAL, O QUE AUMENTA AINDA MAIS ESSA NECESSIDADE DE ÁGUA POTÁVEL. AQUI EM NOSSA CIDADE, HÁ MUITOS ANOS TEMOS PRATICAMENTE SOMENTE A CAPTAÇÃO PELO PILÃO D’ÁGUA, MUITAS VEZES ASSOREADO E COMPROMETIDO EM SEUS AFLUENTES PELA PRÁTICA AGRÍCOLA NA REGIÃO.
O CANDIDATO TEM EM SEU PROJETO ESSA PREOCUPAÇÃO, OU SEJA, UMA NOVA CAPTAÇÃO, OU ENTÃO UM TRABALHO DE PROTEÇÃO REAL PARA TODOS OS CÓRREGOS E RIBEIRÕES QUE AFLUEM PARA O PILÃO D’ÁGUA, ASSIM COMO UM MAIOR CUIDADO COM O CÓRREGO DO ARANHA, QUE GARANTAM A QUALIDADE DA ÁGUA E TAMBÉM PASSAR SEM DIFICULDADES POR ESSES MOMENTOS DE SECA EXTENSA?
Coronel Duch – Se a gente não pensar no meio ambiente, automaticamente não estamos pensando no nosso futuro. A falta de compromisso das últimas gestões em nossa cidade com o meio ambiente e com as nascentes dos nossos rios é notória. Em nossas caminhadas pela zona rural conversando com munícipes, a gente tem notado a falta constante de água nas torneiras das casas e isso é um absurdo. A gente não pode achar normal, inclusive na zona urbana tem casas que ficam sem água em períodos do dia. É uma falta de planejamento, falta de fiscalização do contrato com a Sabesp, que deve ter a responsabilidade de manter o abastecimento de água para todos. O gestor público que não tem o olhar, não tem o compromisso e não sabe o que é passar o dia sem água não pode ser correto. Nós temos a plena convicção que entrando na Prefeitura como a próxima prefeita, nós temos que ir rever esses contratos, ir junto ao Governo do Estado, ao DAEE, para propiciar o desassoreamento das nossas nascentes, o Pilão d’Água pede socorro, não dá conta mais da nossa cidade se nós não tivermos a responsabilidade de cuidar do nosso Pilão d’Água.
OAB (Lucinha respondeu)
ITAPEVA POSSUI UM GRANDE PROBLEMA DE REGULARIZAÇÃO HABITACIONAL, COM ASSENTAMENTOS URBANOS IRREGULARES, EM SITUAÇÃO FÁTICA IRREVERSÍVEL. ALÉM DISSO, UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DOS IMÓVEIS DA CIDADE NÃO SE ENCONTRA LEGALIZADA, TENDO SIDO ADQUIRIDOS ATRAVÉS DOS CONHECIDOS “CONTRATOS DE GAVETA”. AMBAS AS SITUAÇÕES REDUZEM O VALOR DE MERCADO DESSES IMÓVEIS, INICIALMENTE, PELA IMPOSSIBILIDADE DE ALIENAÇÃO ATRAVÉS DE FINANCIAMENTO. POR VIA DE CONSEQUÊNCIA, ESSAS SITUAÇÕES TAMBÉM IMPACTAM NEGATIVAMENTE A ARRECADAÇÃO MUNICIPAL, EM FACE DA TOTAL AUSÊNCIA DE RECOLHIMENTO DO IMPOSTO DE TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS (ITBI) E DO PROVÁVEL INCORRETO RECOLHIMENTO DE IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO (IPTU). COMO A CANDIDATA A PREFEITA PRETENDE CORRIGIR ESSAS SITUAÇÕES?
Lucinha – Eu reativei o Conselho Municipal de Habitação que estava há 20 anos estacionado, onde discutimos com membros da sociedade civil e poder público diversos assuntos à questão da regularização dos lotes, dos terrenos tanto na zona rural quanto na zona urbana, inclusive bairros mais distantes como Faxinal, Taquariguassú, Jardim Paulista, Faxinal 2, loteamentos que foram vendidos e até hoje não foram regularizados. Nós avançamos muito na regularização aqui na cidade, foram dados os títulos para o pessoal do Jardim Vitória, vão sair mais de mil títulos de regularização para os moradores da Santa Maria. Nós também estamos regularizando através da REURB oito bairros. Temos feito muito nesta questão aqui em Itapeva e precisamos avançar mais. Estamos também regularizando propriedades da Prefeitura, pois quando não temos a documentação correta fica difícil de receber benefícios do Governo Federal e Governo do Estado. Há também o loteamento que irá contemplar 700 famílias no Jardim Kantian, ele já está sendo regularizado, em breve vai ser feita a infraestrutura.
Transcrevemos aqui nesta matéria alguns trechos do debate, mas você pode conferir na íntegra pelo nosso canal no Youtube, no link:
https://youtu.be/RaIQfedX2SM?si=_YQy9gV4K8rg20sO
Agradecimentos: BR Radiadores, Grupo Sol Nascente, Nova Vida Contabilidade, Italínea, Superbase Concreto, Império Imóveis, Studio Lopes, equipe de produção da Cristal FM, Seven Keys segurança, advogado Dr. José Pereira e toda equipe do Jornal Ita News, através de seu diretor Andrey Carli.
Gratos também às instituições que nos enviaram perguntas para as candidatas: Arespi, Sinticom, Sindicato Rural, Sincomerciários, Aciai e OAB.