Com a reflexão provocativa de Fernando Savater “Responsabilidade é saber que cada um dos meus atos me vai construindo, me vai definindo, me vai inventando. Ao escolher aquilo que quero, vou-me transformando pouco a pouco. Todas as minhas decisões deixam a sua marca em mim antes de a deixarem no mundo que me rodeia”, o Território 9 da Educação participou do encontro de formação na sexta-feira (08), na E. M. Prof. Maria José Ribeiro Schols. O Encontro engloba também escolas municipais dos bairros Taipinha, Pacova e São Roque.
O objetivo desse encontro foi mobilizar os profissionais da educação, sob uma ótica democrática, para seus papéis dentro do próprio território. Durante o encontro foram realizados estudos, debates e reflexões a fim de impulsionarem a elaboração do projeto político pedagógico.
Tendo como ponto de partida o foco na missão, visão e valores das escolas, foram elencadas as potencialidades do território, chamando a comunidade a participar da mesa do conhecimento e unir o Distrito Areia Branca.
O engajamento das escolas visa melhorias nas condições de vida com base em âmbitos sociais e a construção de escolas públicas de mais qualidade, reconhecendo enquanto escola seu papel transformador e entendendo o bairro como espaço de aprendizado, pois o território contempla uma série de saberes que não podem ser desconsiderados pelos espaços educativos, ou seja, a vivência do território e a função da escola em educar são complementares. Tal trabalho multiplica as oportunidades educativas para todos, articulando diferentes setores em prol do desenvolvimento local e dos indivíduos.
O encontro ainda contou com apresentações culturais de alunos e ex-alunos da comunidade escolar, os quais encantaram e inspiraram a todos os educandos na manhã de estudos.