Um dos grandes problemas do Brasil na atualidade e que, atinge em cheio o município de Itapeva, é o desemprego. Desde jovens recém-formados até adultos ou o grupo que faz parte da terceira idade, mas necessita da renda do trabalho para suas manutenções básicas, a reclamação gira em torno da falta de oportunidades e postos de serviços, no município.
Para os cidadãos que se questionam quais tem sido as ações da Prefeitura Municipal para cumprir o seu papel de gerar emprego e renda, a assessoria de imprensa do Executivo informa que o pequeno empresário e o micro empreendedor individual podem contar com o apoio do governo para poderem crescer nos negócios e abrir vagas à população. Ainda segundo informações oficiais, no Espaço Cidadão funciona o ‘Sebrae Aqui’, onde são feitos serviços de orientação junto a pessoa física que deseja se tornar um micro empreendedor, formalização do negócio, declaração anual, orientação quanto a importância de pagar em dia os DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e qualificação. “Neste 1º semestre foram realizados os seguintes cursos: Super MEI Gestão (planejamento, organização financeira, formação de preço de venda, marketing, inovação); curso de salgadeiro e curso de confeitaria”, informou.
No Escritório Regional do Sebrae estão sendo oferecidas oficinas para quem já é MEI (Micro Empreendedor Individual) ou àqueles que desejam iniciar seu próprio negócio. O Banco do Povo, que fica junto ao Espaço Cidadão, oferece empréstimo ao empreendedor com microcrédito a uma taxa de 0,35% ao mês. Como forma de fomentar o desenvolvimento rural, o produtor rural recebe o serviço de patrulha (locação de máquinas agrícolas com preço simbólico), além de contar, também, com a disponibilidade de crédito adicional.
O Prefeito Luiz Cavani falou que medidas de fomento para as pequenas empresas e micro empreendedores individuais fazem parte do compromisso, assumido em sua gestão, de reduzir as desigualdades sociais. “Queremos que todos tenham oportunidade de conquistar seu sustento de forma honesta e devidamente orientada por profissionais da área, por isso, disponibilizamos esses serviços para os empreendedores da cidade”, informou.