Na terça-feira, dia 15, por volta das 19h30, uma patrulha da Guarda Civil Municipal realizava patrulhamento preventivo pela Vila Mariana, quando avistaram um indivíduo mexendo em alguma coisa no portão de uma casa desabitada. Os guardas então realizaram a abordagem e o elemento saiu, iniciando uma fuga momentânea.
A patrulha fez vistoria no local onde o sujeito estava mexendo e foram localizadas 22 (vinte e duas) pedras fragmentadas e amareladas com características de ser entorpecentes crack.
Rapidamente realizaram buscas com a finalidade de localizar o indivíduo que havia se evadido, sendo visualizado este pela Praça Carlos Flavio Vasconcelos, onde novamente foi dada ordem de parada, porém ele iniciou nova fuga, sendo abordado alguns minutos depois já na Rua Hortencio de Oliveira Pio, no Parque São Jorge.
No momento da abordagem nada de ilícito foi localizado, questionado sobre os fatos, o elemento disse não ser traficante, mas que estava naquele local como “campana” olheiro do tráfico e que receberia o valor de R$ 5,00/hora de “trabalho”.
Diante dos indícios para o tráfico de drogas, foi dado voz de prisão ao sujeito, momento em que foram lidos seus direitos constitucionais, sendo utilizado o uso de algemas devido receio de fuga e para garantir a integridade física dele e dos agentes policiais.
O indivíduo e os entorpecentes foram apresentados à Autoridade de Polícia Judiciária de Plantão, a qual após tomar ciência dos fatos, ratificou a voz de prisão e determinou o registro da ocorrência autuando em flagrante delito pela prática do tráfico de drogas e determinou a apreensão dos entorpecentes ora exibidos, ficando ele preso e à disposição da Justiça.