A Guarda Civil Municipal foi acionada através do comando da GCM no dia 07 de setembro para averiguar possíveis irregularidades em atendimentos de consultas oftalmológicas, que estariam acontecendo em uma chácara no município de Itapeva.
Rapidamente foi orquestrada a operação afim de combater tal irregularidade, a fiscalização municipal foi acionada e diversas patrulhas foram para o local indicado. Ao chegarem no local os Policias da GCM perceberam que havia uma prática de “exames” oftalmológicos e vendas de óculos.
O fiscal da Prefeitura ao presenciar as irregularidades, logo registrou as autuações que era de sua competência.
Os policiais da GCM encontraram no local uma equipe de oito pessoas realizando as supostas consultas, dentre essas, uma delas disse ser profissional Optometrista e que era habilitada para prescrever as lentes de grau. Os Policiais da GCM também localizaram diversos materiais utilizados pela equipe, dentre os matérias, centenas de armações de óculos, aventais, fichas de atendimento, entre outros objetos.
Os GCMs também identificaram dentre as pessoas que lá estavam, três “pacientes”, os quais foram entrevistados pelos policiais, sendo que pelo menos uma delas disse, que estava ali para realizar consulta para renovar os óculos e que havia pago pelo serviço.
Diante de possível irregularidade, onde os Policiais da GCM estavam convictos que ali estaria ocorrendo um crime, todos os integrantes da equipe que realizavam o trabalho no local, todos os equipamentos que foram localizados com ele e as possíveis vítimas, foram conduzidas ao Plantão Policial, onde a ocorrência passou a ser exibida pelos Policiais da GCM ao Delegado de Plantão. Este, após tomar conhecimento sobre os fatos e formar sua convicção jurídica determinou que, o fato fosse registrado através de Boletim de Ocorrência com a natureza EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA ARTIGO 282 DO CÓDIGO PENAL. Determinou ainda a Autoridade que todos os materiais fossem apreendidos.
Fica um alerta à população de Itapeva, tomem cuidado com oportunidades, seja ela para questões de saúde ou até mesmo para adquirir qualquer objeto. Sempre consultar profissional habilitado e em caso de dúvidas ou suspeitas, devem acionar a Polícia. A GCM à disposição dd população de Itapeva 24h por dia.
(Via Guarda Civil Municipal)