Com a palavra a Dra. Flávia Bianchin, especialista no assunto, que chega a Itapeva para completar o time de médicos da Santa Casa e Santa Saúde
A palavra hematologia significa estudo do sangue. O sangue é um tecido vivo que transporta nutrientes, oxigênio, hormônios e outras células por todo o corpo. É ele também o responsável por retirar de outros locais no corpo substâncias que não interessam mais ao nosso organismo, como o gás carbônico da troca de gases da respiração.
“Hematologia é a especialidade médica que trata das doenças do sangue, tanto da parte maligna quanto da benigna. Tratamos desde a anemia, doenças de coagulação, doenças de trombose, até problemas de defesa do organismo, doenças oncológicas, como linfoma, mieloma e leucemia. Tem uma abrangência bem ampla da parte sanguínea”, explica Dra. Flávia.
Em geral, pacientes são encaminhados para o hematologista após passar por uma consulta médica em que o profissional verifica a necessidade de diagnósticos complementar e especializado.
A Dra. Flávia está atendendo no AME e sua agenda também está à disposição na clínica Santa Saúde*.
O que faz um hematologista?
O hematologista é o médico que estuda, pesquisa e trata as doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos — medula óssea, os linfonodos ou gânglios linfáticos e o baço. Quando um deles apresenta algum problema, o hematologista faz a investigação, por meio de exames específicos de sangue, para identificar a causa e indicar o tratamento. Assim, todas as doenças relacionadas ao sangue são tratadas pelo hematologista.
Quais tratamentos são feitos pelo hematologista?
Diferentemente de outros tipos de câncer, que são tratados pelo oncologista, os cânceres do sangue, como as leucemias e os linfomas, são tratados pelo hematologista. É o hematologista quem faz o transplante de medula e a indicação e acompanhamento da quimioterapia.
Os tratamentos com transfusão de sangue também são prescritos e acompanhados pelo hematologista. Assim como o uso de anticoagulantes e outros medicamentos para tratar trombose e demais alterações de coagulação.
Sobre a Dra. Flávia Bianchin
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), fez Residência Médica em Medicina Interna (2002) e Hematologia/Hemoterapia (2006), ambas pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) em Porto Alegre (RS). Medica investigadora na área de pesquisa clínica em oncohematologia (2011/2018) no Hospital de Caridade de Ijui/ RS. Atuou como medica Onco-hematologista no Instituto Hematologia e Oncologia Curitiba/ IHOC Curitiba/PR e do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (PR). Agora integra o Corpo Clínico da Santa Casa de Itapeva, Santa Saúde e AME Itapeva.
(Disponível para diversos planos. Informações 15 3521-9506)
Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa com informações complementares do Blog Dr. Consulta.