Ana Beatriz Rocha da Silva, nascida em Itapeva, filha de Alexandre Lima da Silva e Silvia Cristina Rocha de Jesus Silva, Ana Bia, como é conhecida, tem 19 anos de idade e três irmãos. Iniciou-se na dança em eventos na Escola da Família do E. E. Nicota Soares, com 10 anos de idade, posteriormente participou de grupos de dança da Igreja Brasil Para Cristo.
Em agosto de 2014, inscreveu-se no Projeto Energia em Movimento, Núcleo Itapeva, promovido pelo Instituto Elektro, ocasião em que ganhou uma bolsa de estudos para cursar ballet clássico, o que ocorreu até o ano de 2017, quando o projeto foi encerrado nesta cidade. A partir desse curso, tendo sido influenciada pelo professor Leandro Chueri, e professoras Denize Claro, Kárita e Patrícia, Ana Bia teve certeza de que era isso que queria para seu futuro, bastaria uma nova oportunidade, um novo curso para aprimorar seus conhecimentos. Eis que surge nas redes sociais um anúncio de um edital dos Cursos Livres da Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo – Centro Cultural Santo Amaro.
Era a oportunidade que Ana Bia buscava. Inscreveu-se no processo seletivo e foi selecionada para uma das concorridas vagas oferecidas nessa categoria. “Eu sonhei muito com uma oportunidade para continuar meus estudos em ballet clássico, mas nunca imaginei que as portas se abririam para mim justamente na Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo.
Agradeço Deus primeiramente pelo dom da dança, aos meus pais, por acreditarem no meu sonho e me apoiarem e a todos que, ao longo desse tempo me incentivaram a continuar buscando a realização do meu sonho”, afirma.
No dia 14 de março, Ana Bia esteve na Praça das Artes em São Paulo, fazendo a matrícula no curso, com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapeva, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura.
Acompanharam Ana Bia, seu pai Alexandre e Flávio Carvalho, diretor do Departamento de Cultura.