Mestre e Capitão da Polícia Militar, Vilmar Duarte Maciel palestrou na III Semana Jurídica para alunos do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Itapeva, a convite do coordenador do curso, Profº Danilo de Oliveira Silva, onde ministrou o tema Rede de Proteção Cidadã, conforme fala do Palestrante o mesmo se apega ao texto de Stuart Mill que diz: “Uma sociedade é livre na medida em que propicia o choque de opiniões e o confronto de ideias. Desses choques e confrontos nasce a Justiça e a Verdade, garantindo o progresso e a auto-reforma dessa sociedade”.
Em um país que se vive uma Constituição Cidadã e que a sociedade clama por uma verdadeira aplicação dos direitos do Cidadão aparece a figura da Polícia Cidadã para cumprir o seu mister institucional ultrapassando e transpondo verdadeiras barreiras para alcançar o seu objetivo.
A Constituição Federal de 1988 recebeu essa nomenclatura carinhosa de “Constituição Cidadã” pelo fato dela primar pelos direitos fundamentais e sociais, alicerçados na cidadania e na dignidade da pessoa humana e visando possibilitar condições sociais, culturais, econômicas e políticas aptas a assegurar a efetividade dos direitos humanos.
A cidadania se dá através do conhecimento (Direitos e Deveres), com ele, evitamos que as instituições saqueiem nossos direito, podendo conversar com os alunos do curso de Direito da Faculdade Anhanguera pude reforçar neles essa necessidade maior que vão exercer futuramente na sociedade.
Lembrando a ele também que em um mundo tão globalizado acaba nos obrigando a viver num sistema. Ações individuais refletem no coletivo, e o trabalho em REDE ser uma boa ferramenta. A violência urbana é um fenômeno social. A vida em sociedade gera riscos, gerando a necessidade de proteção na sociedade. Porém é no cidadão organizado que devemos, fazer o maior investimento para que seja fomentado o sentimento de pertencimento social com condutas preventivas.
Os alunos do curso, advogados, policiais e pessoas da comunidade que estavam presentes na palestra saíram muitos satisfeitos com a temática abordada e confiantes de que o trabalho de segurança não depende só dos policiais e sim da sociedade como um todo!
A Faculdade Anhanguera de Itapeva agradece imensamente o palestrante e deixa as portas abertas para futuros temas a serem abordados juntamente ao nosso alunado.