O rompimento da barragem na cidade mineira de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, marcou um triste capítulo da história dos desastres ambientais em nosso país. Uma barragem pertencente à mineradora Vale rompeu-se no dia 25 de janeiro de 2019, desencadeando uma onda de lama que destruiu casas, vegetações e matou várias pessoas e animais. Quem conseguiu sobreviver, perdeu tudo o que tinha, e desde então, uma onda ainda maior de solidariedade tomou conta de muitas cidades do Brasil.
Os cidadãos de Itapeva ajudaram de diversas formas, enviando mantimentos, roupas, cobertas, mas um grupo de mulheres, em especial, ainda está trabalhando incansavelmente para produzir, com muito capricho, 1.000 colchas em patchwork, que serão levadas a Brumadinho.
A precursora do projeto aqui no município foi Kiki Valls Marinho, que, convidada por mulheres de São Paulo que criaram o Projeto “Brumadinho Quilt”, mobilizou um time de 25 mulheres que se disponibilizaram a pedir doações, doar aviamentos e costurar as colchas para serem doadas, em um gesto de amor e solidariedade.
O nome do projeto “Brumadinho Quilt”, faz referência aos quadrados em patchwork, que formaram inúmeras colchas com as cores da bandeira e que serão enviadas ao município devastado. As únicas instruções às colaboradoras foram para que os quilts fossem produzidos utillizando um triângulo branco, símbolo da bandeira de Minas Gerais, e um clamor por paz e justiça em Mariana e Brumadinho; um triângulo vermelho, para que todos lembrem das vítimas e da dor sentida para nunca mais se repetir; e o verde, representando a força que a natureza tem para se refazer. “Assim que fui convidada, não pensei duas vezes em trazer este projeto para Itapeva, pois sabia que muita gente iria aderir e conseguiríamos ajudar. Está tudo quase pronto, essa onda de solidariedade é maravilhosa e maior do que qualquer tristeza”, comentou Kiki.
As colchas já estão em processo final de produção, praticamente prontas, e as mulheres pedem, agora, um auxílio para que sejam entregues na cidade de Brumadinho, para as pessoas que necessitam.