O Jornal Ita News tem recebido constantes reclamação em relação à falta de medicamentos no município. Os usuários do sistema estão com dificuldades para conseguir medicamentos de alto custo e também os mais comuns (baixo custo) fornecidos pelo Estado.
De acordo com as denúncias, os pacientes têm voltado para casa de mãos vazias sem a certeza de que irão conseguir os medicamentos necessários para dar sequências a seus tratamentos ou de seus familiares.
Diante das reclamações, o IN procurou a presidente da Comissão Municipal de Saúde, vereadora Vanessa Guari e a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Itapeva para falar sobre o assunto. A vereadora falou durante sessão de Câmara que já havia entrado em contato com a Secretária de Saúde e a mesma teria dito que a situação seria regularizada.
Em nota, a Prefeitura de Itapeva informou:
“A Prefeitura Municipal de Itapeva está realizando um processo emergencial de compra de medicamentos, que deverá ser concretizado nos próximos dias.
Visando a regularização dos estoques do município em caráter de urgência, está em andamento o processo de licitação para a aquisição de remédios, sendo que ele foi prejudicado por causa de entraves burocráticos. Em 2018, foram investidos aproximadamente 28% do orçamento em Saúde, praticamente o dobro que exige a Lei, que pede 15%. O investimento foi de R$1.852.666,16, sendo que neste ano de 2019 a previsão é manter este percentual”.