Santa Casa informou que no mesmo dia o médico foi dispensado de suas funções
A reportagem do IN recebeu nesta semana uma denúncia com relação ao atendimento de um médico que estava de plantão no Pronto Socorro de Itapeva na madrugada de sábado, dia 22, Dr. Rodrigo Rechia.
A vítima, sentindo-se muito prejudicada pela atitude do referido médico, compareceu no Plantão Policial onde elaborou o Boletim de Ocorrência, no qual informa que precisou de serviços médicos do Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva, para onde encaminhou sua mãe, uma senhora de 75 anos.
De acordo com a mulher, a mesma foi mal atendida pelo médico plantonista do local Dr. Rodrigo Rechia, e alegou ainda que o mesmo aparentava comportamento semelhante a uma pessoa alcoolizada, pois se portava de forma agressiva com os pacientes que ali estavam, chegou a falar que iria proibir os acompanhantes de estarem juntos com os pacientes nos atendimentos e também aparentava estar confuso com fichas e formulários dos pacientes trocando os documentos de lugar.
O B.O. ficou para apreciação do delegado de plantão Carlos de Moraes Silva.
Devido a denúncia, a equipe de reportagem do Jornal Ita News procurou a Santa Casa de Itapeva para falar sobre o assunto, a qual respondeu através de nota:
“A Santa Casa de Itapeva esclarece que de fato ocorreu uma situação constrangedora no início do plantão médico do Dr. Rodrigo Recchia neste último final de semana. Referido médico foi-nos encaminhado por intermédio de uma empresa, com larga experiência no recrutamento de médicos, para as várias áreas especializadas realizando, portanto, avaliações pessoais, curriculares, antes de fazer a indicação.
Esse médico iniciando o seu plantão na noite da última sexta-feira apresentava todas as condições técnicas e capacidade física para a sua realização, no entanto, depois de algumas horas de atividades demonstrou atitudes não condizentes com a boa prática médica. Tão logo tomado conhecimento dos fatos, imediatamente foi afastado e dispensado de suas funções nesta Instituição. Foram ainda tomadas providências quanto ao encaminhamento dessa ocorrência ao CRM – Conselho Regional de Medicina, para a apuração da regularidade de sua conduta e feita a comunicação dos fatos a empresa a qual o profissional estava subordinado.
Por fim, salientamos que os pacientes não foram prejudicados, uma vez que nossa equipe de enfermagem, bem como o coordenador dos serviços médicos da unidade, estiveram atentos, agindo de imediato assim que notaram práticas e comportamentos não usuais aos preconizados nos protocolos clínicos para os atendimentos”.