Na última semana, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, foi adquirido um playground para pessoas com deficiência. Os brinquedos estão sendo instalados na Praça de Eventos Zico Campolim e deverão atender essas crianças, principalmente cadeirantes, que antes não podiam brincar como as demais.
Brincar é fundamental na vida dos pequenos. Desenvolve a imaginação, diverte, atiça a curiosidade, entre outros benefícios. Brincar ao ar livre traz ainda mais vantagens, como o contato com a luz solar e a possibilidade de realização de atividades físicas, e não é diferente para as crianças com mobilidade reduzida ou deficiência, daí a importância dos parquinhos acessíveis.
Ao todo serão instalados oito brinquedos, sete deles já foram colocados. Esta era uma reivindicação antiga de mães, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e do vereador Rodrigo Tassinari.
As crianças terão à sua disposição uma Gangorra Inclusiva; Gangorra Cadeirante; Balanço Frontal Triplo Cadeirante Inclusivo; Carrossel Cadeirante Inclusivo; Gangorra Cadeirante; Balanço Cadeirante; Balanço Inclusivo Duplo, Balanço Inclusivo Simples e Vai-Vem Cadeirante Inclusivo.
Para os pequenos, que possuem necessidades especiais ou mobilidade reduzida, o playground vai além de um local para lazer. Ele promove o exercício da coordenação motora e, de certa forma, possibilita o trabalho psicológico e a terapia ocupacional, ou seja, faz parte do tratamento das crianças.
“Já instalamos alguns brinquedos e em breve a Praça de Eventos estará mais democrática. Ainda iremos também realizar algumas pequenas obras de acessibilidade para que as crianças não tenham qualquer dificuldade para acessar o playground”, contaram o secretário, Takeshi Yokoti e o diretor de Esportes, Fernando Moura.