Na manhã desta quinta-feira (04), policiais civis da DIG – Delegacia de Investigações Gerais de Itapeva deflagraram a “Operação Quinto Pecado” (segunda etapa da operação Cilada).
A ação envolveu agentes da Policia Civil do Estado de São Paulo e também da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul.
Durante as diligencias foram cumpridos quatro mandados de prisão, além de treze mandados de busca e apreensão em vários municípios do Rio Grande do Sul, dentre eles a capital Porto Alegre, inclusive em dois presídios gaúchos (Vacaria e Sapucaia).
As investigações foram iniciadas no mês de maio de 2021, na cidade de Itapeva, sendo identificada uma estrutura criminosa atuante dentro e fora dos presídios.
Tal organização tinha como especialidade a pratica do “Golpe do Nudes”, onde os criminosos, após contatos pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, utilizavam paginas e perfis “fake” para extorquir as vitimas.
Conforme foi apurado na investigação, os criminosos realizavam troca de mensagens, fotos e videos com conteúdo íntimo, e posteriormente outros integrantes eram incumbidos de praticar a extorsão se passando por familiares, policiais, e advogados.
No ato da extorsão os criminosos exigiam valores em troca da não divulgação do conteúdo íntimo.
Mais de cinquenta policiais civis gaúchos e paulistas participaram da operação, que resultou nas prisões e apreensão de diversos objetos, aparelhos telefônicos e outros itens.
Os presos foram encaminhandos para unidades prisionais do Rio Grande do Sul, e permanecem a disposição da justiça.
A Polícia Civil alerta que a internet é um “universo perigoso” e que os criminosos atuam com frequência no ambiente virtual, visando a obtenção de lucro com a prática de crimes diversos.
Também participaram da operação policiais civis da DISE de Itapeva, DPM de Itaberá, Distritos Policiais, DEIC de Porto Alegre, Delegacia de Vacaria, Caçapava do Sul e Santa Maria.