O partido pelo qual o prefeito Luiz Cavani foi eleito, o PSDB, recebeu denúncia solicitando a expulsão do mesmo por não estar cumprindo as diretrizes do partido.
Em reunião ocorrida na quarta-feira (12), nas dependências da Câmara Municipal de Itapeva, a denúncia foi aceita pela Comissão Executiva, onde os sete membros se reuniram para analisar o recebimento de uma denúncia de um filiado do partido que entrou com uma representação solicitando a expulsão do prefeito Luiz Cavani do partido.
O estatuto diz que após protocolada a denúncia a Comissão Executiva se reúne e delibera sobre a aceitação. A comissão com apenas um voto contrário deliberou por receber a denúncia.
Após, o Conselho de Ética Disciplina Partidária que é formado por cinco membros tinha um papel de eleger um presidente e um secretário.
Os membros do Conselho de Ética se reuniram e entre eles definiram o presidente Flavio Couto e secretária professora Edilene Aparecida Simão Freitas.
Os membros do Conselho de Ética receberam a representação e já tem uma reunião agendada para o dia 1º de julho. É uma primeira representação e com ela foi anexada uma segunda onde foi pedido para juntar o relatório final da Comissão Especial de Inquérito das Notas Frias, a pedido do denunciante.
O Conselho de Ética tem um prazo de 90 dias para emitir um parecer. Após esse parecer o relatório vai ser apreciado pelos 27 membros do diretório do PSDB, onde será votada a expulsão ou não do prefeito Luiz Cavani do Partido.
A reportagem conversou com o presidente do PSDB em Itapeva, Paulo Roberto Tarzan que falou: “O Partido sob uma orientação do Diretório Estadual e Nacional não vai engavetar nenhum processo”. Tarzan falou ainda que o PSDB local quer seguir as diretrizes do Diretório Estadual, onde definiu que em Itapeva o partido terá um candidato a prefeito e uma chapa completa de vereadores e vereadoras. “Essa é a diretriz do Diretório Estadual e vamos estar trabalhando para fazer o convite para novos filiados e pessoas que tenham interesse em disputar uma vereança”, comentou.
Esteve ausente da reunião a vereadora Débora Marcondes que é membro titular do Conselho de Ética, mas mesmo assim houve a deliberação e um cronograma de trabalho. Em entrevista, Débora explanou sobre o ocorrido, acompanhe:
IN – Na quarta-feira (12) aconteceu reunião do PSDB e a senhora não se fez presente. Por que?
Débora – Conforme informação que tive via WhatsApp, ontem teria reunião da Executiva que é composta pelo Presidente, Vice-Presidente, Secretário, Tesoureira, Vogais e Líder de Bancada, não faço parte da Executiva e sim do Diretório Municipal. Os integrantes da Executiva são: Paulo Roberto Tarzã dos Santos- Presidente, Antonio Dimas Mancebo Junior- Vice-Presidente, Gabriel de Araújo Maciel-Secretário, Adriana de Jesus Melo – Tesoureira, Maria Elisa Ferraresi e Carlos Aparecido Jesus Trindade – Vogais e Márcio Nunes – Líder de Bancada.
IN – A senhora tem conhecimento do assunto?
Débora – De acordo com a mensagem que recebi do presidente do partido via WhatsApp elencava a pauta com os seguintes assuntos: 1) Análise do recebimento da Representação por descumprimento do Estatuto e outros, com pedido de expulsão do Partido contra o Prefeito Luiz Antônio Hussne Cavani. 2) Eleição do Presidente e Secretário do Conselho de Ética e Disciplina Partidária do PSDB de Itapeva. 3) Outros assuntos de interesse do Partido. Entretanto, como a reunião era apenas da Executiva não fui porque não faço parte. Outra questão, além da pauta, não tive acesso ao teor da denúncia, envolvendo o Prefeito de Itapeva. Finalizando, acredito que essa reunião deveria ter sido aberta para todos do diretório e não apenas para a Executiva.
IN – O Conselho de Ética se reuniu. A senhora faz parte desse Conselho?
Débora – Sim, faço parte. Os integrantes são: Flávio Augusto, Igor Nunes, Rosa Chueri, Edilene, mas não recebi nenhuma convocação ou convite para reunião do Conselho de Ética.
IN – Como a senhora não foi comunicada, o que pode acontecer?
Débora – Acredito que o Conselho irá agir com ética e espero ser comunicada das próximas reuniões e participar das deliberações – para que assim possa comparecer e cumprir o que determina o Estatuto do Partido, para os atos não se tornem nulos.
IN – A senhora tem algo a mais para dizer?
Débora – Espero que todos do Diretório sejam convocados nas próximas reuniões, não ficando restrito apenas para alguns integrantes as decisões que envolvem todos do partido. Cabe enfatizar que a participação de todos é de suma importância, envolver todos os membros do partido em decisões importantes, tendo assim um partido em crescimento e forte, com todos representados ativamente.