A Santa Casa de Itapeva está entre os hospitais filantrópicos escolhidos para participar do projeto “Melhoria do Sistema de Gestão dos Hospitais SUS”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Albert Einstein. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), que visa definir e implantar ações, entre elas; melhorias na gestão, redução e prevenção dos riscos e agravos à saúde e na qualificação do atendimento da população.
ETAPAS DO PROJETO
O projeto já está em andamento e será desenvolvido em duas etapas: a primeira, já concluída, foi realizada via conferência entre os consultores do hospital Albert Einstein e os diretores da Santa Casa de Itapeva, com finalidade de identificar as maiores dificuldades enfrentadas pela Instituição. Após o diagnóstico ficou decidido que a consultoria atuará na análise do tempo médio de permanência do paciente no leito de UTI.
A segunda etapa está acontecendo nesta semana, com a presença de um consultor especialista do Einstein, que está acompanhando o dia a dia do hospital com foco na gestão da UTI Adulto. A partir daí, será construído um plano de ação monitorado, com os indicadores analisados pelo consultor, que traz como pilar a gestão aplicada no hospital Albert Einstein.
PROADI-SUS
Desenvolvido para colaborar com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) é financiado com recursos de isenção fiscal, concedida aos hospitais filantrópicos, com excelência reconhecida pelo Ministério da Saúde. O Programa visa promover a melhoria das condições de saúde da população. O programa é fundamentado na expertise dos Hospitais de Excelência e atua nas áreas de capacitação, incorporação de tecnologia, pesquisa e gestão em serviços de saúde.
De acordo com o superintendente da Santa Casa de Itapeva, Aristeu de Almeida Camargo Filho, fazer parte desse programa qualifica a Instituição com um diferencial de gestão sob a expertise de um programa que nos agregará muito valor. “Estamos sempre abertos ao aperfeiçoamento da Instituição. Esse projeto irá apontar nossos pontos fortes e fracos. Certamente iremos nos engajar para corrigir as diversidades apontadas, buscando sempre a excelência”, concluiu.