Você já ouviu falar da Síndrome “mão-pé-boca”? Esse vírus que acomete as crianças causa feridas na boca e erupções nas mãos e nos pés.
Recentemente, diversos pais relataram um surto nas escolas e a preocupação em levar ou não seus filhos para as aulas. Desta forma, a Secretaria de Saúde de Itapeva emitiu um alerta e explicou sobre a doença. Confira:
O QUE É?
É uma infecção viral contagiosa, causada pelo enterovírus Coxsackie, muito comum em crianças, especialmente nas menores de 5 anos.
TRANSMISSÃO
A transmissão é fecal-oral, ou seja, ocorre mediante contato com pessoas, fezes, saliva, secreções, objetos ou alimentos contaminados.
SINTOMAS
Febre alta nos dias antes de surgir as lesões;
Aparecimento na boca, amígdalas e faringe de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro que podem evoluir para ulcerações dolorosas;
Erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia.
TRATAMENTO
É sintomático e requer o aumento da ingestão de líquidos, repouso e alimentação leve.
As principais medidas de controle são: intensificação das medidas de higiene de mãos e do ambiente e superfícies, com especial enfoque em objetos compartilhados.
Em caso de sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa.