Na quinta-feira (29) uma fiscalização do DENTRAN-SP com o apoio da Polícia Militar surpreendeu transportadores de alunos de Itapeva.
A operação desencadeada no município teve o objetivo de verificar possiveis irregularidades administrativas e veicular. Vários motoristas de vans acabaram notificados devido a falta de documentação que regularizasse o transporte de alunos, outros por conta de tacógrafo vencido e documentação do veículo vencida.
Fiscais do DENTRAN vistoriaram itém por itém que um veículo que transporta alunos deve ter, alguns deles acabaram autuados pela Polícia Militar por não conter cinto de segurança e falta de conservação, principalmente de pneus.
Nossa equipe de jornalismo acompanhou a fiscalização próximo a escola Acácio Piedade e constatou que uma van acabou apreendida por apresentar três pneus em péssimo estado de conservação. Só nesse local foram vistoriadas 16 vans escolares, elaboradas 37 autuações e um veículo recolhido por má condições de uso.
Nota oficial do Detran.SP:
Em fiscalização para combater o transporte escolar clandestino, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), em parceria com a Polícia Militar, flagrou 22 veículos em situação irregular na cidade de Itapeva na manhã desta quinta-feira (29). Eles não portavam autorização da Prefeitura para o exercício da atividade, logo não tinham também autorização do Detran.SP, infração grave conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Todos foram autuados e terão de pagar multa de R$ 195,23. Um dos fiscalizados estava regular. As operações ocorreram no Centro, no Alto da Brancal e no bairro das Pedras.
Para a segurança das crianças, o Detran.SP orienta que os pais se atentem a alguns itens na hora de escolher o transporte escolar para seus filhos. Além de conferir se o veículo tem autorização da prefeitura e se foi aprovado na vistoria semestral feita pelo Detran.SP, é preciso verificar a existência de cintos de segurança em número igual à lotação, a inscrição “ESCOLAR” na lateral e janelas com trava para limitar a abertura em até 10 centímetros. Já o motorista precisa ser habilitado, no mínimo, na categoria “D” e ter curso de especialização para transporte escolar (constar a inscrição “CETE” no verso da CNH).
Assessoria de Comunicação Detran.SP