A cidade de Itapeva já pode usufruir dos serviços de mobilidade da Uber. A plataforma de transporte com motoristas privados, que funciona através da instalação de um aplicativo no celular e que, cobra por esse serviço valores bem abaixo do convencional, prometem conquistar adeptos no interior. Por aqui, no entanto, a quantidade de motoristas que aderiram aos trabalhos na Uber ainda é pequena e ao acessar a plataforma, é raro encontrar um carro disponível para uma viagem.
Quer saber como funciona?
Depois de instalado o aplicativo (basta procurar por Uber na loja de aplicativos do seu celular), você receberá a atualização sobre a disponibilidade de motoristas disponíveis nas proximidades, e solicitar a viagem. Se um motorista parceiro aceitar sua solicitação de viagem, seu aplicativo mostrará o tempo estimado para que o motorista chegue ao ponto de embarque. O aplicativo também te notificará quando o motorista estiver prestes a chegar. É como um táxi, só que mais barato.
Depois que você solicitar uma viagem, o aplicativo te informará o nome do motorista, o tipo de veículo e a placa do automóvel, para que você tenha certeza de que embarcará no veículo certo. Depois de entrar no veículo, verifique se você inseriu o seu destino no aplicativo. Os motoristas parceiros usam o aplicativo Uber para confirmar os detalhes de sua viagem. Caso tenha uma rota preferida, será útil informá-la ao motorista parceiro.
Dentro da Lei
Esta modalidade de transporte urbano tem previsão na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012) e foi regulamentada nacionalmente com a Lei Federal 13.640/2018. A norma, resultado de um intenso debate no Congresso Nacional, organiza a atividade dos motoristas parceiros de aplicativos e delega aos municípios a competência para regular e fiscalizar o transporte individual privado, mas nunca proibí-lo.