Inaugurada em junho de 2013, a unidade de saúde atende cerca de 10 mil pacientes ao mês
No início do mês, a UPA – Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas de Itapeva completou 6 anos de fundação.
Nesse tempo a UPA itapevense foi alvo de elogios e críticas dos usuários dos serviços prestados no local. Além disso, pouco tempo após sua inauguração o prédio da UPA precisou ser parcialmente interditado por conta de problemas estruturais, e ainda hoje apresenta resquícios desses problemas, porém não interferem no atendimento da população.
De acordo com a Prefeitura de Itapeva, por mês a Unidade de Pronto Atendimento recebe do Poder Executivo um repasse de R$ 830 mil (oitocentos e trinta mil reais) e R$ 170 mil (Cento e setenta mil reais) do governo estadual, ou seja, por mês a UPA de Itapeva recebe uma verba de 1 milhão de reais.
Uma das maiores reclamações quanto a UPA se concentrava no acolhimento durante consultas, onde os pacientes pediam um atendimento mais humanizado, reclamação essa que parece ter surtido efeito, pois atualmente não se ouve mais tantas reclamações e até mesmo alguns médicos são elogiados pelo atendimento prestado.
Já no ano passado as reclamações eram internas, da equipe de enfermagem que dizia estar sobrecarregada devido ao grande fluxo de pacientes e a falta de profissionais para atender a demanda de pacientes. Em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Itapeva fomos informados que atualmente o quadro de enfermeiros encontra-se completo e que será contratado via concurso público mais um enfermeiro para a unidade.
Hoje a UPA oferece estrutura com exames de raio-X, eletrocardiograma, exames laboratoriais, leitos de emergência e de observação adulto e pediátricos. O serviço funciona 24 horas por dia, conta com equipes de profissionais de saúde, formada por enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos em raio-X, oficiais administrativos, assistente social e 5 médicos atendendo por turno, sendo um deles destinado exclusivamente aos atendimentos dos casos mais graves na sala de emergência.
Sobre a UPA:
A UPA faz parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência, com o objetivo de concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a Atenção Básica, Atenção Hospitalar, Atenção Domiciliar e o Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – (192).