Iniciativa pretende estimular a população a separar o lixo reciclável e trocá-lo por alimentos
O vereador Jeferson Modesto enviou requerimento ao Executivo Municipal propondo a implantação do Programa Cambio Verde em Itapeva. A iniciativa é voltada à conservação e preservação do meio ambiente através da coleta seletiva dos resíduos sólidos e de ações promovidas em parceria entre a comunidade e o Poder Público.
Na prática, o projeto pretende estimular a separação do lixo que não é aproveitado dos materiais que podem ser coletados e encaminhados para a reciclagem. A proposta prevê a troca desse material por alimentos como arroz, feijão, macarrão ou farinha de milho.
“A nossa intenção é criar uma rede de colaboração entre a comunidade e o Poder Público fazendo com que a questão ambiental seja compreendida por todos como uma necessidade para melhorar a qualidade de vida em nossa cidade”, afirma o vereador Jé.
Segundo ele, essa experiência já foi adotada em cidades como Curitiba e Itapetininga e trouxe resultados importantes quanto à conscientização sobre o meio ambiente, além de levar alimentos a quem mais precisa. “Toda a população pode participar deste programa, levando aos pontos de troca, que têm datas e horários pré-determinados, quatro quilos de materiais recicláveis como papel, papelão, vidro e sucata, os quais serão trocados por 1 quilo de alimento”, explica.
Ideia que deu certo
Criado em 1991 pela prefeitura de Curitiba, o Programa Câmbio Verde mudou os hábitos dos cidadãos, que passarão a separar o lixo orgânico do inorgânico para dar o destino correto aos resíduos domésticos.
Nesse tempo, a saúde das famílias envolvidas também melhorou. Hoje são milhares de famílias que passaram a consumir verduras, legumes e frutas frescas, incrementando o cardápio diário com uma alimentação saudável. Com o auxílio de nutricionistas, as famílias são orientadas sobre a melhor forma de se utilizar os alimentos, evitando o desperdício e consequente aumento do lixo orgânico.
Além dos pontos de coleta e toda a divulgação realizada no município, o Câmbio Verde também está presente nas escolas públicas, possibilitando a troca dos resíduos também por cadernos, brinquedos, chocolates e ingressos para shows. Desta forma, a importância da preservação ambiental vai sendo trabalhada desde a infância e a adolescência.