Pare por um minuto e pense: você, ou alguém que você conhece, está:
Buscando se conhecer melhor, ter mais foco e equilíbrio emocional? Precisando se organizar mais e gerir melhor o tempo? Necessitando ter mais qualidade de vida, mais saúde e disposição? Querendo se relacionar melhor com as pessoas, sejam familiares, amigos, colegas de trabalho ou funcionários? Com dificuldade para escolher que profissão seguir, qual vestibular prestar? Precisando desenvolver-se mais na profissão escolhida? Necessitando de mudança ou recolocação profissional? Querendo aumentar a performance e resultados em provas e concursos? Com dificuldade de definir metas e objetivos pessoais ou profissionais?
Se você respondeu “SIM”, a pelo menos uma destas perguntas, então o COACHING pode te ajudar ou ajudar essa pessoa que você lembrou enquanto lia.
Em entrevista, a Coach Renata Domingues, explicou todo este processo de coaching e de forma pode te ajudar a buscar seus objetivos de forma eficaz, confira:
IN – Como, quando e porque o coaching na sua vida?
Renata – Eu sempre tive interesse em fazer o coaching, já tinha ouvido falar nesse processo que auxilia as pessoas a melhorarem a sua performance e como eu tenho uma longa experiência de lidar com as pessoas, sou advogada há 22 anos, professora universitária há 15 anos, tenho o Damásio Educacional há 5 anos, eu recebo muitos alunos, converso muito com eles, faço muita orientação de carreira, auxilio eles para conter o nervosismo nas vésperas das provas, então eu sempre fiz um certo tipo de atendimento. Mas eu queria fazer esse atendimento com mais propriedade, com mais assertividade e aí eu vi no coaching uma possibilidade para eu estar atendendo esses alunos, atendendo as pessoas de maneira mais concreta. Então busquei uma preparação no local que é considerado o melhor do Brasil em coaching, que é a Sociedade Brasileira de Coaching. Eu fiz todo o meu processo de capacitação na SBCoaching e nesse final de semana que passou foi o nosso treinamento presencial lá, onde eu pude experimentar o coaching aplicado para mim mesma. E foi fantástico porque fez uma grande diferença na minha vida. Eu passei a ter muito mais foco, a saber exatamente onde quero chegar e a traçar os caminhos que eu devo percorrer para chegar no meu objetivo. E é essa a ideia de auxiliar as pessoas a alcançarem os seus objetivos. Então hoje eu venho com mais uma capacitação, já sou mestre em Direito, já fiz vários cursos, especializações, mas agora eu tenho também essa capacitação em coaching e eu pretendo a partir de agora fazer esse atendimento, tanto para quem é meu aluno, como também para novas pessoas, inclusive jovens que estão saindo do ensino médio e buscando as faculdades.
É o momento da vida onde a pessoa tem muitas dúvidas, ela não sabe bem que caminho tomar, qual profissão seguir, então eu pretendo atuar nessa área também. Seria o coaching de orientação de carreiras de maneira geral, tanto para quem está saindo do ensino médio, buscando uma faculdade, buscando escolher uma profissão. Como também para alguém que já concluiu, já fez uma graduação mas ele ainda está com dificuldades de traçar os passos dele depois de formado. Seja na área de Direito ou em outras áreas.
IN – De que forma é trabalhado? Através de um curso ou apenas orientação?
Renata – A pessoa contrata um processo de coaching, esse processo inicialmente ele vai de oito a dez sessões. Tem uma sessão por semana comigo, nessa sessão são trabalhadas várias ferramentas para que a pessoa possa elevar essa performance dela e alcançar os objetivos que ela busca. A cada semana é trabalhado um tipo de ferramenta, um tipo de situação para que ela consiga ter mais claro quais são os caminhos que ela deve seguir. No coaching é muito interessante, a couch que sou eu, a treinadora, a orientadora, eu não dou as respostas, na verdade eu ajudo-o a pensar por si próprio, e a pensar da maneira mais adequada para ele escolher o caminho. Isso é muito interessante porque às vezes as pessoas buscam profissionais para aconselhamento. Com a pergunta o que você acha. Na verdade, não sou eu que acho, eu vou ensinar a pessoa a ela achar o que realmente é necessário, a ela buscar a resposta. Isso que é o grande referencial do coaching, em relação inclusive do que eu fazia no passado. Porque a minha atuação com os alunos era muito mais de aconselhamento. Uma mentoria mesmo, eu pela minha experiência passando para eles o que deveriam fazer. Mas hoje eu vejo que o resultado disso não é tão bom quanto ao resultado dessa forma, onde eu vou ensinar ele a pensar por si próprio. Então a pessoa aprende a pensar da maneira correta.
IN – Como surgiu o coaching e como era antes de ter esse processo?
Renata – Ele tem uma origem na psicologia positiva e vem crescendo no Brasil com muita força, ele vem dos Estados Unidos, mas no Brasil vem crescendo a cada ano. E hoje na forma que a gente vive dentro do Brasil, a gente percebe que as pessoas realmente cada vez mais buscam esse tipo de profissional para poder seguir o seu caminho para atingir os seus propósitos e os seus objetivos. Ele vem numa crescente e há algumas pesquisas no sentido de que a tendência de que ele aumente ainda mais por conta da própria vida acelerada que nós estamos levando. Se a gente for olhar para nós a 20, 30 anos atrás as pessoas levavam vida muito mais pacatas. Você se formar fazer uma graduação era a grande conquista na vida de uma pessoa. Hoje não é simplesmente você buscar um diploma, hoje é muito mais do que isso. Hoje realmente a gente precisa ser um bom profissional, mas esse bom profissional ele precisa ser realizado. Eu posso ter N títulos, eu posso ser mestre, doutor, mas se eu realmente não conseguir atingir aquilo que é meu sonho eu possa ser uma pessoa que não é realizada no trabalho ou mesmo na vida. Quando a gente fala em coaching, a gente não está falando só em trabalho, falamos também de vida. Existe até a terminologia Life Coaching. Porque você não vai resolver só a questão do seu trabalho você resolve para a sua vida como um todo na relação familiar, espiritualidade, relações sociais, trabalho, na saúde. Inclusive na saúde porque você passa a viver melhor.
IN – Coching é uma reeducação?
Renata – Poderia dizer que sim, mas ele é um processo. E nesse processo ele utiliza ferramentas que são cientificamente comprovadas e isso é muito interessante. Não é simplesmente eu chegar e falar, vamos aqui preencher um questionário, vamos aplicar um determinado questionamento sem ter respaldo para isso. Não, tudo que é feito dentro de uma sessão de coaching, ela foi comprovada cientificamente. Estudos foram realizados, onde comprovou-se que a pessoa aumentou a performance dela depois que ela passou por esse processo. Então ele é um processo.
IN – De que forma isso tem auxiliado em sua vida dentro do Damásio e na sala de aula?
Renata – Eu falo que depois que eu fiz essa capacitação, a minha missão ficou muito mais clara. Hoje eu vejo que a minha missão é justamente auxiliar as pessoas a alcançarem os seu objetivos. Então hoje é o que eu trago para mim no meu trabalho hoje. Seja com a minha equipe aqui dentro do Damásio, que é o que eu busco estar sempre motivando e fazendo com que elas percebam essa imporimportância de pensar em metas de vida, metas profissionais. A gente tem aquela máxima de que se você não sabe onde você quer chegar qualquer caminho serve. Então a gente busca trabalhar exatamente isso, preciso saber onde eu quero chegar, para que eu possa saber qual o caminho eu traçar. Então com a equipe eu trabalho dessa forma e com os alunos também. Eu tenho procurado até em sala de aula, trazer para elas algumas ferramentas, alguns pensamentos, algumas atitudes, para que eles passem a refletir mais sobre essa importância, principalmente porque na faculdade eu costumo dar aula para alunos do segundo ano e alunos do último ano. Então eles estão em duas situações diferentes. No segundo ano está ali cheio de sonhos, está começando a faculdade, mas ainda ele não sabe bem o que ele quer. No último ele tem toda aquela pressão de que ele vai sair da zona de conforto dele e vai ter que cair no mercado de trabalho. Então é um momento muito importante de fazer ele repensar, de fazer ele pensar o que que ele quer dali para frente. E é isso que eu tenho procurado tratar com eles. E agora com muito mais propriedade inclusive atendendo mesmo individualmente por meio de sessões.
IN – E quem tiver interesse em iniciar esse processo?
Renata – Quem tiver interesse, fazemos um primeiro agendamento, e ele é totalmente sem compromisso, a pessoa vem, ela vai conversar comigo, vou mostrar como funciona todo o processo do começo até o fim, vamos falar a questão de valores e a pessoa concordando, passamos ao agendamento definitivo das sessões. Atendo na Avenida Coronel Acácio Piedade, nº 759. Telefones: (15) 99781-7777 ou (15) 3522-0005.