A matrícula deve ser feita a partir de 9 de fevereiro, no polo de ensino do GURI mais próximo. Não precisa ter conhecimento musical e é tudo gratuito. Há cursos de canto e instrumentos para estudantes a partir dos 6 anos de idade.
Arte, cultura, cidadania e desenvolvimento humano. O GURI é o programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, que engloba tudo isso. Em 30 anos de história, já transformou a vida de mais de 1 milhão de crianças, adolescentes e jovens em todo o estado. Muitas famílias e comunidades também foram beneficiadas.
A partir de 9 de fevereiro, estão abertas as matrículas 2026. Em Itapeva e região são 17 polos de ensino e mais de mil vagas para os cursos gratuitos de música. Com o patrocínio das empresas CTG Brasil, Arteris, Sicoob, Sicoob Crediceripa e Grupo Maringá, e o apoio das Prefeituras Municipais, o GURI está presente em Barra do Chapéu, Buri, Capão Bonito, Fartura, Guapiara, Itaberá, Itaí, Itapeva, Itaporanga, Itararé, Nova Campina, Piraju, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Taquarituba e Taquarivaí.
O GURI é a porta de entrada para quem quer aprender a cantar e tocar um instrumento, e quem está interessado em iniciar os estudos, a hora é agora. Não exige ter conhecimento musical prévio e nem o instrumento em casa. No GURI, os alunos têm todo o suporte em sala de aula. E o que é melhor, não paga nada para se matricular e nem para estudar. É tudo gratuito.
As aulas já começam em fevereiro, mas as inscrições podem ser feitas até 13 de março. Basta comparecer a um polo de ensino com os documentos pessoais do estudante e do responsável (confira a lista abaixo), escolher o curso e se matricular.
Em todo o Estado, são mais de 120 mil vagas distribuídas nos 634 polos de ensino espalhados pela capital, região metropolitana, interior e litoral do estado. Um crescimento de 20% comparado com o ano passado e de 59% em relação à 2022, quando eram 398 polos. Em quatro anos, o GURI aumentou em 74% o número de vagas.
“O GURI é uma grande potência de transformação. Essas 120 mil novas vagas refletem o quanto essa política pública é fundamental e gera impacto para toda a população do estado de São Paulo. Cultura, educação e desenvolvimento humano caminhando juntos, por meio do GURI ”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
De acordo com Paulo Zuben, Diretor Artístico-Pedagógico da Santa Marcelina Cultura, o GURI tem por missão formar pessoas para a vida e a sociedade, por meio da educação musical. “No GURI, os estudantes desenvolvem outras habilidades que vão muito além das necessidades do fazer musical. Seja nas aulas de canto ou instrumento, a metodologia de ensino coletivo potencializa nos jovens o trabalho em grupo. O fazer em conjunto. Desenvolve a escuta. O GURI é uma oportunidade não só de aprender música, mas também de melhorar de vida”, comenta.
Parceria
Para executar suas atividades, o GURI conta com o apoio e a parceria de empresas e pessoas que acreditam no poder transformador da arte e da cultura.
“O apoio ao GURI reafirma o compromisso da CTG Brasil com a promoção da cultura como instrumento de desenvolvimento humano e inclusão social. Acreditamos que a arte tem o poder de transformar realidades e fortalecer o futuro e, ao investir em crianças e adolescentes, contribuímos para a construção de trajetórias com mais oportunidades”, revela Anaide W. Aued, coordenadora de Sustentabilidade da empresa.
“Acreditamos que a música é uma poderosa ferramenta de transformação, capaz de despertar talentos, fortalecer valores e abrir caminhos para o futuro dessas crianças, adolescentes e jovens. Essa iniciativa reforça o compromisso da Arteris com a educação, a cidadania, a inclusão e a formação integral dos estudantes, por meio da arte e da cultura”, destaca Luiza Di Giacomo Mariutti, coordenadora de Diversidade e Responsabilidade Social da empresa.
Ampliação
A reestruturação estratégica da rede de polos abertos proporcionará, a partir deste ano, educação musical a mais jovens de todas as regiões do Estado. A nova organização dos polos em quatro modalidades, denominados Harmonia, Polifonia, Acordes e Melodia, visa aprimorar o atendimento e oferecer uma experiência artística completa aos estudantes.
Inscrição
Para realizar a matrícula é necessário comparecer ao polo de ensino do GURI que deseja estudar, na companhia de um responsável, e apresentar a certidão de nascimento ou RG (original e cópia) do aluno, da aluna; um comprovante de matrícula escolar ou declaração de frequência escolar; e uma foto 3×4 recente. O responsável também deve apresentar o RG (original e cópia) e um comprovante de endereço para consulta.
Quem pode participar
Crianças a partir dos 6 anos de idade já podem se matricular. Para estudar no GURI, não é necessário ter conhecimento musical e nem ter o instrumento em casa. O GURI oferece cursos regulares de iniciação musical (de 6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos), que ensina a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Nesta modalidade, as alunas e os alunos podem optar por uma dentre as diversas opções de instrumento, a depender da oferta de cada polo de ensino.
Cursos
São diversas disciplinas musicais oferecidas e as opções variam de acordo com cada polo de ensino. Em instrumentos, há cursos de violão, bateria, guitarra, contrabaixo elétrico, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão de 7 cordas e muito mais, como piano, teclado e percussão. Há também cursos dos instrumentos que compõem uma orquestra, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, percussão e por aí vai. A lista é extensa. Além das tradicionais aulas de instrumento, o GURI também oferece aulas de canto coral e teoria musical, além da organização das práticas de conjunto de acordo com cada tipo de instrumento.
Buri | Polo Melodia
Rua Vereador Valdemar Lopes De Oliveira, s/n, São José, Buri, SP
Cursos: iniciação musical para crianças, iniciação musical para adultos, percussão, violão e cursos modulares de bloco do GURI, canto e práticas inclusivas
Funcionamento: segunda a sexta, 13h30 às 17h30
Vagas: 54
Itapeva | Polo Harmonia
Rua Prof. Rivadavia Marques Junior, 338, Centro, Itapeva, SP
Cursos: iniciação musical para crianças, iniciação musical para adultos, canto, clarinete, contrabaixo acústico, eufônio, tuba, flauta transversal, percussão, piano, saxofone, trombone, trompa, trompete, viola, viola caipira, violão, violino, violoncelo e cursos modulares de canto, bateria, brass band, Grupo madeiras (sopros), performance musical sopros, flauta transversal, viola caipira, violão e teclado
Funcionamento: segunda a sexta, 8h às 11h30 e 12h30 às 17h30
Vagas: 313
Ribeirão Branco | Polo Acordes
Rua Coronel Joaquim Machado, 636, Centro, Ribeirão Branco, SP
Cursos: iniciação musical para crianças, canto, percussão, violão e curso modular de violão
Funcionamento: segundas, quartas e sextas, 13h30 às 17h30; terças e quintas, 14h30 às 18h30
Vagas: 21
Taquarivaí | Polo Melodia
Rua Benedito Paulino Nogueira, 25, Centro, Taquarivaí, SP
Cursos: iniciação musical para crianças, percussão, piano, violão e cursos modulares de bateria e percussão, musicalização infantil e vivências musicais
Funcionamento: segundas e sextas, 12h00 às 17h30; terças e quintas, 8h às 11h e 13h00 às 17h00; quartas 13h30 às 16h30
Vagas: 33

