A aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18 foi comemorada por integrantes das Guardas Civis Municipais em todo o país. A medida é considerada um marco para a segurança pública brasileira por reconhecer constitucionalmente a importância das corporações municipais na proteção da sociedade.
De acordo com representantes da categoria, a proposta consolida a identidade das Guardas Civis Municipais, ampliando a legitimidade institucional e reforçando o papel dessas forças na segurança pública.
Com a aprovação da PEC, a atuação das guardas municipais ganha maior reconhecimento no trabalho de prevenção da criminalidade, na proteção de bens, serviços e instalações públicas e no apoio integrado às demais forças de segurança.
Para o comandante da Guarda Civil Municipal de Itapeva (SP), Adriano Generoso, a aprovação representa o reconhecimento do trabalho realizado diariamente pelos profissionais da área.
“A aprovação da PEC 18 representa o reconhecimento do trabalho sério e comprometido realizado diariamente por nossos profissionais. Seguimos firmes na missão de proteger a sociedade com honra, responsabilidade e coragem”, afirmou.
Segundo ele, o avanço institucional fortalece ainda mais a atuação preventiva e comunitária desenvolvida pelas Guardas Civis Municipais nos municípios.
A instituição também reafirmou o compromisso com a legalidade, a ordem pública e a proteção da população.


